Então você acorda, toma um café, abre o jornal e lê a seguinte notícia em plena sexta-feira: 

Reino Unido decide deixar a União Europeia em referendo

O primeiro pensamento que vem na cabeça para quem está planejando ir ou imigrantes que já moram em algum dos países afetados é: Ferrou! (pra não dizer outra coisa)
 

Bom, vamos lá… Quais são os países da União Europeia? 

 
Áustria, Bélgica, Bulgaria, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlância, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia e Reino Unido.

E quais são os países que formam o Reino Unido?

Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales.
Agora, muita calma nessa hora, vamos explicar a coisa toda…
A União Europeia é uma união econômica e política formada por 28 países europeus, criada logo após a 2ª Guerra Mundial. Toda a estrutura da UE está baseada na Alemanha, França e Reino Unido, assim como todo tripé, se um deles sair a estrutura fica fortemente abalada (foi o que aconteceu).
Um dos motivos que legitimou o referendo que ocorreu ontem dia 23/06/2016 com mais de 1,2 milhões de votos, foi o fato do Reino Unido contribuir mais pela UE do que receber recursos, segundo dados da própria União Europeia. No entanto, os impactos econômicos para o Reino Unido vai muito além do que essa diferença entre contribuição para UE e investimentos recebidos. Segundo o especialista Paulo Figueiredo, diretor das operações da FN Capital, a receita britânica deve cair sem a livre circulação de mercadorias e pessoas entre os países que pertencem ao bloco.
A verdade é que os dois sairão perdendo de alguma forma após essa decisão, principalmente, milhares de brasileiros que vivem no Reino Unido com passaporte europeu ou são parentes de cidadãos europeus.

Quais as prováveis consequências?

As pessoas que se beneficiam das regras de livre circulação no bloco passarão a se submeter a regras estabelecidas pela legislação nacional britânica.
Para quem já está no Reino Unido com o visto gerido por essa legislação – com visto de trabalho, estudo ou cônjuges britânicos – não deve mudar muita coisa.
Como o Reino Unido não havia levado em consideração que pudesse realmente haver essa separação decidida pelo povo, as novas regras estão ainda obscuras e a grande incógnita é desvendar qual o nível de imigração que um Reino Unido fora da União Europeia vai comportar.

A mudança

Será gradativa, seja ela qual for. Então, vamos aguardar com pensamento positivo as cenas dos próximos capítulos, para que os imigrantes que estejam nesses países sejam menos prejudicados possíveis e os que ainda têm o sonho de conhecer e passear pelas terras do Reino Unido ou até mesmo voltar (que é o meu caso) possa realizá-lo com tranquilidade.
 
Livia Zanon
Instagram: @omundoeminhasvoltas
Facebook: www.facebook.com/omundoeminhasvoltas
Email: omundoeminhasvoltas@gmail.com

Vai viajar?

Utilize o comparador de aluguel de carro Rentcars e parcele em 12x, além de encontrar os melhores preços e super descontos. Eles são nossos parceiros, isso significa que você comprando através do link/banner no blog estará me ajudando a mantê-lo e o mais legal: sem pagar nada a mais por isso!

 Encontre a sua hospedagem com os nossos parceiros Booking e Hostelworld. Comprando através do link/banner no blog, você estará me ajudando a mantê-lo e o mais legal: sem pagar nada a mais por isso!

  Reserve seu trem pela Europa com a RailEurope com os melhores preços! Comprando através do link/banner    no blog, você estará me ajudando a mantê-lo e o mais legal: sem pagar nada a mais por isso

Não viajo sem seguro viagem e por isso, fizemos parceria com a Mondial Assistance que está há 75 anos no mercado, com atendimento 24h em português e é considerada líder global na prestação de serviços. Utilize o cupom 2017AFL e ganhe 15% de desconto ou faça a sua cotação através do link/banner no blog,                                  você estará me ajudando a mantê-lo e o mais legal: sem pagar nada a mais por isso!

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe 🙂Share on Facebook0Pin on Pinterest0Share on Google+0Share on Tumblr0Share on LinkedIn0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Deixe uma resposta

Sobre a Autora

Assine nossa Newsletter

Instagram

Facebook


reserve seu hostel

Encontre sua hospedagem



Booking.com

seguro viagem

alugue seu carro


Reserve seu trem na europa

Esse blog faz parte:

Blog Membro do RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Mais Lidos

Praga

Casal faz mochilão em 10 países na lua de mel

E se você tivesse que escolher entre fazer uma festa para amigos e familiares ou uma super viagem? Qual seria a sua escolha? No nosso caso, escolhemos fazer uma festa com poucos convidados e de presente fizemos uma vaquinha online através do site iCasei. Como isso funciona? Os convidados que querem presentear o casal, entra […]

o_mundo_e_minhas_voltas

17 Dúvidas frequentes de um mochilão

Oi galerinha! Voltei do meu #mochilãocommala cheia de histórias para contar, fotos para postar e dicas para dar (juro que essa rima não foi proposital haha). Foram 10 países e 18 cidades ao total e durante minha viagem muita gente veio tirar dúvida sobre mochilão e viagem em geral, tentei responder todo mundo durante esse […]

O_Mundo_e_Minhas_voltas

Casal troca festa de casamento por mochilão em 21 países

Quem nunca sonhou em largar o emprego e viver um período sabático poraí? Muitas vezes nos faltam coragem, ou até mesmo dinheiro… Mas quando tudo é bem planejado a chance de dar certo é muito maior. E como eu amo histórias inspiradoras, vim aqui contar uma pra vocês sobre um casal que trocou a festa […]

error: Ooops!
%d blogueiros gostam disto: