Há muito tempo estou cadastrada na plataforma Couchsurfing, onde você oferece sua casa para pessoas dormirem de graça e você também pode ficar na casa de outras pessoas pelo mundo. Ainda não tive oportunidade de me hospedar na casa de algum anfitrião mas, finalmente recebi minha primeira visita e foi tão especial que decidi escrever um post contando tudo pra vocês.

Marina tem 20 anos e Alex tem 26, são de São Petersburgo (segunda maior cidade da Rússia), eles estão juntos há 2 anos viajando o mundo sem nenhum dinheiro apenas pegando carona e vivendo de doações e pessoas boas pelo caminho. Parece muita loucura né? Eles também acham. Hahah! Então, durante o final de semana fui tirando todas minhas dúvidas sobre o estilo de vida deles, e agora podemos realmente entender a frase: TUDO NA VIDA É POSSÍVEL, BASTA QUERER.


Como foi o planejamento para pegarem estrada?

Marina saiu de casa para morar em outra cidade aos 16 anos de idade, e foi ela quem deu a ideia de viajarem o mundo. Foi tudo muito rápido, em um mês eles decidiram ir sem muito planejamento e roteiro. O primeiro país foi Bielorússia, fronteira com a Rússia, e usaram apenas mochilas de passeio para começarem a aventura. No caminho ganharam dois mochilões, um de 40 litros e outro de 65 litros, onde levam todas suas coisas.

Quantos países, cidades e caronas pegaram até agora?

Até Fevereiro de 2019, foram 27 países, aproximadamente 215 cidades e 1.000 caronas, andando mais de 90 mil quilômetros no total.

Qual foi o maior tempo de espera para conseguirem uma carona?

Já ficaram quase 5 horas esperando carona na beira da estrada, e disseram que o Brasil é um dos países que eles mais estão tendo dificuldade em conseguir porque as pessoas tem medo.

Sentem medo de alguma coisa? Já foram roubados e passaram fome?

Eu quase morri de rir quando fiz essa pergunta à eles, porque Marina respondeu: “Eu só tenho medo de aranhas e cobras, nada mais. Não tenho medo de pessoas, escuro, passar fome e necessidades.” Nunca foram roubados e não pensam nisso. Também nunca passaram fome (acreditam?), sempre encontram pessoas pelo caminho que oferecem ajuda, e quando não encontram eles pedem em restaurantes, bares e cafés. Houveram apenas duas situações de perigo em que Marina foi mordida por cachorros de rua e teve que ir para hospital.

Mas, e quando não acham um lugar para dormir ou alguém para recebê-los?

Eles armam a barraca e dormem na rua. Já passaram a noite em hospitais, igrejas e florestas, as vezes só querem um lugar com teto e paredes para descansar. Carregam uma plaquinha escrita em português contando a história deles e pedindo ajuda, não é sempre que encontram pessoas legais mas acreditam que quando tem “bom karma” nada de ruim acontece e tudo se ajeita.

Carnaval no Brasil

Eles chegaram no Brasil através de avião em Fortaleza comprando a passagem com todo o dinheiro que conseguiram através de doações na estrada. A única meta deles programada no Brasil, é passar o carnaval no Rio de Janeiro. Conseguiram uma pessoa para recebê-los e se hospedarão na favela… Alex está com muito medo (hahaha) mas Marina tem certeza que tudo ficará bem.

Quando voltarão para casa? O que a família pensa?

Que casa? Eles não pensam em voltar para a casa dos pais, afinal estão casados e querem ter a própria vida. Não possuem bens materiais além das roupas que carregam na mochila, e acham que é muito difícil escolher apenas UM lugar no mundo para viver, pois são tantos lugares incríveis e pessoas, culturas e costumes diferentes, que não pensam ainda em parar de viajar. Eles nunca perguntaram para a família o que pensam e acham, simplesmente decidiram ir e foram. Estão sempre em contato com os pais, que morrem de preocupação mas respeitam a decisão deles de pertencerem ao mundo.

Estilo de alimentação

Marina é vegetariana há 5 anos e desde Janeiro de 2019 se tornou vegana. Alex, por influência de Marina está há 2 meses tentando ser vegetariano, não sente dificuldade em não comer carne e Marina está mega feliz com essa mudança de hábito dele.

Por que viajar? O que buscam quando estão na estrada?

Eles respondem rapidamente: “viajar é como uma droga, quando você começa não consegue parar.” Quem concorda? 😛 Para muitos, viajar é conhecer pontos turísticos, para eles viajar é sobre pessoas e experiências. Eles não importam de não ir em tal lugar conhecer a praia mais famosa, mas sim em conversar e trocar experiências com as pessoas pelo caminho. Aliás, essa é a maior riqueza que eles carregam.

E se ficarem doentes?

Eles respondem com a maior tranquilidade: “Se ficarmos pensando no E SE, não vivemos, nem saímos da zona de conforto. Nós tentamos não pensar muito, apesar de ser difícil, porque isso nos causa ansiedade. Procuramos viver o presente e cada momento que temos, o sistema nos impõe que não podemos ser felizes, mas nós acreditamos que é possível.”

Acreditam em Deus? Qual religião?

Eles não acreditam em Deus, mas sim no Universo, energias e em Karma. Se você faz o bem, o bem volta pra você. Essa é a filosofia de vida deles.

Como as pessoas os recebem? Dão comida, levam para passear ou apenas lugar para dormir?

Quando fiz essa pergunta eles riram e falaram: “A maioria das pessoas não são como vocês, que nos levaram para passear, nos deram comida, lanche e etc… Nós encontramos de tudo pelo caminho e nunca sabemos o que nos espera, é sempre uma surpresa. Quando a pessoa não oferece alimentação, nós pedimos nos restaurantes, as vezes nos proporcionam apenas um lugar para dormir.”

Sentem muito sono e cansaço?

Toda hora perguntava se eles queriam dormir, e em nenhum momento eles aceitaram. Fiquei surpresa quando disseram que não sentem sono, não gostam de dormir porque acham que estão perdendo tempo. Então, quando se sentem sonolentos, eles procuram fazer algo para se manterem acordados e aproveitarem o momento que estão vivendo.


Curiosidades e diferenças entre Brasil e Rússia – por eles

  • Na Rússia, eles falaram que é sempre a mesma lua, as fases não mudam como aqui. Então eles acham massa ver vários tipos de formatos de luas;
  • As estrelas também não são as mesmas, deve ser pelo fato estarmos posicionados em posições completamente diferentes no Planeta;
  • O lado que a água da privada gira na Rússia é ao contrário daqui. haha 😛

Aprendizados

Receber Marina e Alex foi um presente, ver a felicidade deles nas pequenas coisas como um banho de piscina, um copo d’água, comer um sanduíche ou simplesmente contemplar o lugar que estavam, era contagiante. Me fez pensar e refletir sobre valores, escolhas, decisões e o quanto nos falta coragem e determinação as vezes para seguir nossos sonhos. Não pensem que eles vivem sem preocupações, em alguns momentos ficam ansiosos quando não tem lugar pra dormir em uma cidade, e chegam até em pensar sobre o futuro. Marina tem vontade de ter um café vegano um dia, e Alex sonha em gravar músicas. Não são pessoas completamente bem resolvidas e sem problemas, pelo contrário, eles tem MUITO PROBLEMAS mas o que não falta é CORAGEM para seguir.Simpáticos, educados, alegres e fofos! Tudo o que proporcionamos à eles foi porque a gente quis, não nos pediram nada além de uma boa conversa, momentos que levarei com certeza para vida inteira.

Eaí, você está disposto a enfrentar todas as dificuldades pra viver seus sonhos? 🙂

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Quer acompanhar a jornada deles? Seguem lá: www.instagram.com.br/ktotuttmin

Booking.com

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe 🙂Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Share on Tumblr
Tumblr
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Livia Zanon
Campo-Grandense de nascimento mas pertencente à este mundão. Se formou em Direito por um acidente de percurso e hoje trabalha como Consultora de Intercâmbio. Apaixonada em compartilhar as experiências, dicas e perrengues de viagens, criou o blog para inspirar as pessoas a caírem no mundo da melhor maneira. Viajar é o que te faz se sentir viva!

Planeje a sua viagem

Prefere casa ou apartamento? Utilize nosso cupom de desconto de R$ 130,00 no Airbnb e tenha uma experiência diferente e mais econômica de hospedagem.

Não esqueça do Seguro Viagem! Faça sua cotação na SegurosPromo para encontrar o seguro que você precisa. Utilize o cupom MINHASVOLTAS5 e ganhe 5% de desconto.

Encontre a sua hospedagem com o nosso parceiro Booking e Hostel em qualquer lugar do mundo através do  Hostelworld.

Precisa alugar um carro? Reserve pela RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil já conectado e com o celular funcionando durante a viagem.  Com o EasySim4u você tem acesso à internet 4G nos Estados Unidos e Canadá e mais de 140 países.

Tags: , , ,

12 comentarios en “Casal russo viaja o mundo sem dinheiro”

  1. lygarves disse:

    Que história linda! Eu admiro demais e isso realmente só nos mostra que é possível fazermos tudo que realmente queremos, basta ir atrás! Parabéns por ter escrito essa história e por compartilhar com a gente algo tão bonito! Eu já to louca de vontade de conhecê-los hehe

  2. Anna Claudia Rodrigues disse:

    História inspiradora! Experiência incrível não apenas para eles, mas para você também. Um estilo de vida que comprova a velha frase: quem quer vai atrás, quem não quer, arruma desculpa!

  3. Maiara Barbosa disse:

    Eu admiro muito casais (ou pessoas solteiras mesmo) que tenham essa coragem de largar tudo e dar uma volta ao mundo! Deve ser uma viagem libertadora e cheia de aprendizados… Quem sabe um dia, não?! rs

  4. Tiago disse:

    Incrível a história deles, deve ser libertador para quem consegue superar esse medo de se largar no mundo e simplesmente ir. Ler seu post da uma vontade enorme de viajar assim sem pressa e viver essa experiência também…

  5. Alice disse:

    Que historia incrível ! Eu nao me arriscaria numa vida dessa, com medo do amanha. Eu preciso programar meu futuro ( e preciso do meu conforto) apesar de ter andando 4 anos pelo mundo com 3 filhos, numa total vida nómade. MAs eu sabia que tinha dinheiro e possibilidade de dormir em hotel e comer em restaurante. Meu maior medo é de conseguir me desfazer do meu conforto e do mundo consumista. Porem, achei corajoso e cheio de sentido. Para eles.

  6. Alice disse:

    Que historia incrível ! Eu nao me arriscaria numa vida dessa, com medo do amanha. Eu preciso programar meu futuro ( e preciso do meu conforto) apesar de ter andando 4 anos pelo mundo com 3 filhos, numa total vida nómade. MAs eu sabia que tinha dinheiro e possibilidade de dormir em hotel e comer em restaurante. Meu maior medo é de conseguir me desfazer do meu conforto e do mundo consumista. Porem, achei corajoso e cheio de sentido. Para eles.

  7. Alice disse:

    Que historia incrível ! Eu nao me arriscaria numa vida dessa, com medo do amanha. Eu preciso programar meu futuro ( e preciso do meu conforto) apesar de ter andando 4 anos pelo mundo com 3 filhos, numa total vida nómade. MAs eu sabia que tinha dinheiro e possibilidade de dormir em hotel e comer em restaurante. Meu maior medo é de conseguir me desfazer do meu conforto e do mundo consumista. Porem, achei corajoso e cheio de sentido. Para eles.

  8. Suzy Freitas disse:

    Nossa, achei super radical e verdadeira, a frase deles: “viajar é como uma droga, quando você começa não consegue parar”! Só mesmo um vício tão prazeroso quanto viajar para fazer esse casal construir essa linda história de aventura e desprendimento. Parabéns pela publicação da entrevista!

  9. Andréa Azevedo disse:

    Que história incrível! Quanta coragem e desprendimento desse casal! Eu há pouco tempo me cadastrei no couchsurfing também mas ainda não usei nem tive nenhum hóspede ainda! Espero encontrar pessoas com histórias igualmente inspiradoras!

  10. Caramba que corajosos, um tempo atrás vi um documentário de um casal russo que saiu pelo mundo, mas eles tinham uma estrutura maior, esse casal é mais desbravador! É um estilo de vida muito diferente, mas se eles são felizes assim que continuem sendo felizes

  11. Igor Augusto disse:

    Admiro muito! Não sei se é um estilo de vida que seria para mim, eu não tenho coragem para tal, mas admiro. Demais! Por mais brega que seja, a “força do querer” pode fazer milagres.

  12. Sil Mendes disse:

    Essa ideia deles de interagir com as pessoas dos lugares é o que realmente nos ensina nas viagens. Parabéns pelo post diferente que fala sobre viagens a partir de um ponto de vista diferente. Muito legal.

Deixe uma resposta

autora

Campo-Grandense de nascimento mas pertencente à este mundão. Se formou em Direito por um acidente de percurso e hoje trabalha como Consultora de Intercâmbio. Apaixonada em compartilhar as experiências, dicas e perrengues de viagens, criou o blog para inspirar as pessoas a caírem no mundo da melhor maneira. Viajar é o que te faz se sentir viva!

receba as novidades por e-mail

Instagram

  • Sobre a mudança da Bio✨: Esse instagram nunca foi só de viagem. Sempre fiz questão de passar a realidade e compartilhar os acontecimentos bons e ruins da vida. :) Até porque, sou como 99% da população que não vive de viagem, tem uma vida “normal” e cai no mundo quando pode. Acontece, que eu sempre quis ajudar as pessoas de alguma maneira, seja com uma música, um texto, uma reflexão ou trocando experiências de vida. Então, nada mais justo mudar a Bio para:viagens e autoconhecimento. Até porque, ultimamente tem sido mais autoconhecimento do que viagens né?! 😬 O momento é de muito trabalho e pouco tempo para cair na estrada. Mas as reflexões e as nossas trocas não param. Me sinto feliz em continuar compartilhando as alegrias, conquistas, dificuldades e mudanças pelo caminho. No final, o importante é estarmos em constante movimento e saber que podemos, de alguma maneira, contar uns com os outros. 🌟💙 Sejam bem vindxs à todas as Minhas Voltas! E vamo que vamo! 🌍🦋 #omundoeminhasvoltas
  • Diário de viagem. 
Às vezes eu pego um ônibus 
Um avião 
Um carro 
Um trem 
Só para conhecer um lugar novo
Dentro de mim. ✨🌱
- @zackmagiezi .
.
.
.
.
.
#omundoeminhasvoltas
  • Trinteeei com festinha surpresa da equipe @egali_intercambio 😍🎂🎈 Cheia de dúvidas, muitas incertezas e altos questionamentos. Trintei finalmente trabalhando com o que gosto, mais próxima da minha verdade e propósito de vida. Trintei, com 6 pinos na coluna e uma nova fucking hérnia de disco na cervical 🤙 HAHA! Trintei sendo menos dona da razão e cheia de sonhos para realizar, agradecendo pela força e coragem de ter passado por todas as dificuldades até aqui, por não ter desistido de mim mesma, buscando sempre conexão com a minha essência, aceitando quem eu sou e - tentando - me importar menos com o que esperam de mim. Trintei sem planos mirabolantes para o futuro, querendo viver mais o presente, tentando me julgar e criticar menos, respeitando e sabendo aproveitar cada fase da vida. Trintei cometendo erros, longe da perfeição mas sempre em busca de uma versão melhor de mim. Trintei sentindo gratidão por ter um porto seguro chamado família, por ter amigos especiais e por estar rodeada de tanto AMOR. ❤️
.
.
À todos vocês que fazem parte da minha vida , longe ou perto, muito obrigada por mais um ciclo juntos e por TANTO CARINHO! Que possamos criar muitas memórias bonitas no ano novo que se inicia. Vida longa aos nossos sonhos! ✨🍀🌻🦋 .
.
Obs.: Não estou preparada para falar Rumo aos 40, mas vamo que vamo! KKKK! 🙄😬😁 #omundoeminhasvoltas
  • “Vai sem direção
Vai ser livre
A tristeza não
Não resiste
Solte os seus cabelos ao vento
Não olhe pra trás
Ouça o barulhinho que o tempo
No seu peito faz
Faça sua dor dançar
Atenção para escutar
Esse movimento que traz paz
Cada folha que cair,
Cada nuvem que passar
Ouve a terra respirar
Pelas portas e janelas das casas
Atenção para escutar
O que você quer saber de verdade.” - @marisamonte 🌼🌱💫
.
.
.
.
#omundoeminhasvoltas

Facebook


reserve seu hostel

Encontre sua hospedagem



Booking.com

alugue seu carro

seguro viagem

Esse blog faz parte:

Blog Membro do RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

 

Loja

Mais Lidos

o_mundo_e_minhas_voltas

Roteiro econômico de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen

Oi pessoal! Tudo bem? Vim aqui contar mais detalhes do meu roteiro econômico de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen, e já adianto que a viagem foi MUITO MAIS MARAVILHOSA do que eu imaginava! O primeiro destino foi Cancun, uma cidade que fica na costa do estado de Quintana Roo, no México, em uma península que se tornou […]

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe :)Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Share on Tumblr
Tumblr
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Como analisar a tábua de marés

Oi pessoal! Hoje vim tirar a dúvida de muitos de vocês quando o assunto é tábua de marés. Sempre que alguém vem à Bahia, quer visitar a famosa Praia do Espelho em Trancoso, e encontrar o “Caribe Baiano” em suas águas cristalinas. Acontece, que quase ninguém informa ao turista que é preciso analisar a maré antes […]

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe :)Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Share on Tumblr
Tumblr
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
O_Mundo_e_Minhas_voltas

Casal troca festa de casamento por mochilão em 21 países

Quem nunca sonhou em largar o emprego e viver um período sabático poraí? Muitas vezes nos faltam coragem, ou até mesmo dinheiro… Mas quando tudo é bem planejado a chance de dar certo é muito maior. E como eu amo histórias inspiradoras, vim aqui contar uma pra vocês sobre um casal que trocou a festa […]

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe :)Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Share on Tumblr
Tumblr
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
error: Ooops!