Oi pessoal! Hoje vim tirar a dúvida de muitos de vocês quando o assunto é tábua de marés. Sempre que alguém vem à Bahia, quer visitar a famosa Praia do Espelho em Trancoso, e encontrar o “Caribe Baiano” em suas águas cristalinas. Acontece, que quase ninguém informa ao turista que é preciso analisar a maré antes de pegar aquela estrada de chão tensa para Trancoso. Então, vim alertá-los para não acontecer o que aconteceu comigo… Cheguei na Praia do Espelho e não tinha espelho coisa nenhuma (hahah!). É bem simples, vejam aqui a explicação antes de planejarem a sua viagem:

Como funciona essa Tábua das Marés?

É um documento online onde você coloca o nome do lugar que gostaria de visitar (por exemplo: Porto Seguro) e consegue verificar os horários de maré baixa e maré alta, que variam 04 vezes durante o dia e ainda possuem influências do sol e da lua. E por que isso é importante ao turista? Simplesmente, porque alguns passeios tornam mais (ou menos) interessantes conforme a maré. É o caso da Praia do Espelho em Trancoso, distrito do município de Porto Seguro, quando a maré está baixinha formam-se piscinas naturais e você pode caminhar mar a dentro com a água abaixo do joelho. Veja a diferença nas paisagens abaixo:

Trancoso na maré baixa

 

Trancoso na maré alta

Vocês podem perceber que na maré alta a praia continua linda, mas não da para ver os corais e nem mergulhar nas piscinas naturais. Ela se torna uma praia “normal” sem “espelho” como é conhecida, e como muita gente acaba conhecendo por falta de informação das marés.

Como e onde analisar uma Tábua de Maré

Existem vários sites que é possível fazer essa pesquisa, eu gosto e utilizo o  Tábua de Marés.  Ele é bem simples, vou ensiná-los o passo a passo:

  1. Entrar no site www.tabuademares.com.br
  2. Colocar a região que gostaria de pesquisar (vou utilizar Porto Seguro)
  3. Desce até o final da página, você encontrará a famosa tábua de marés:

      4.     As setinhas azuis indicam a maré alta e as em vermelho a maré baixa. Então qual nós vamos olhar? A VERMELHA, claro! 😀

     5.     Em cima de cada setinha consta o horário daquela maré. Por exemplo: Dia 02, Sábado, às 19:05h a maré estará 0,6m. Devemos procurar os números nas setinhas que mais se aproximam de zero, em algumas vezes eles estarão até negativos, o que é melhor ainda.    

       6.      Resumindo: Escolha o dia + caça as setinhas em vermelho + procure o valor aproximado de 0,0m (quanto mais negativo, melhor) + veja o horário da maré em cima da setinha + bom passeio!

Facinho né? Pena que ninguém explica isso antes viajarmos, agora você já sabe e já pode ver qual é o melhor dia para encontrar as piscinas naturais.

O que eu prefiro, maré alta ou maré baixa?

Vou confessar à vocês que eu amo a maré alta para poder mergulhar e entrar no mar sem machucar os pés nos corais. Por isso, prefiro o mar com ondas, mas não é o caso de algumas praias… Onde o atrativo é o mar mais calminho, onde é possível mergulhar com snorkel e ver os peixinhos coloridos. Um outro ponto negativo da maré baixa, é que surgem mais sargaços que são aquelas algas escuras e chatas na beira do mar. Já fui na Praia do Espelho e peguei a maré bem baixa mas tinha tanta alta que a areia estava toda preta, não estava bonito.

Independentemente da maré, acho que sempre vale o passeio para um lugar diferente, ainda mais se você tem apenas aqueles dias para curtir e conhecer… Não deixe de ir por causa da maré, mas vá sabendo do que poderá encontrar e não ter surpresas desagradáveis ao chegar lá e pensar: “Mas é só isso? Cadê o Caribe Baiano?”.

Se ficarem com alguma dúvida, só deixar nos comentários. 😉

Beijinhos e até a próxima volta

Booking.com

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe 🙂Share on Facebook
Facebook
2Pin on Pinterest
Pinterest
0Share on Google+
Google+
0Share on Tumblr
Tumblr
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Livia Zanon
Campo-grandense de nascimento e baiana de coração. Se formou em Direito por um acidente de percurso e hoje é Social Media de profissão. Apaixonada em compartilhar as experiências, dicas e perrengues de viagens, criou o blog para inspirar as pessoas a cair no mundo da melhor maneira. Viajar é o que te faz se sentir viva!

Planeje a sua viagem

Prefere casa ou apartamento? Utilize nosso cupom de desconto de R$ 130,00 no Airbnb e tenha uma experiência diferente e mais econômica de hospedagem.

Não esqueça do Seguro Viagem! Faça sua cotação na SegurosPromo para encontrar o seguro que você precisa. Utilize o cupom MINHASVOLTAS5 e ganhe 5% de desconto.

Encontre a sua hospedagem com o nosso parceiro Booking e Hostel em qualquer lugar do mundo através do  Hostelworld.

Precisa alugar um carro? Reserve pela RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil já conectado e com o celular funcionando durante a viagem.  Com o EasySim4u você tem acesso à internet 4G nos Estados Unidos e Canadá e mais de 140 países.

Tags: , , , , , ,

36 comentarios en “Como analisar a tábua de marés”

  1. Sthefania disse:

    Gente, que info maravilhosa! Eu não sabia como analisar a tábua. Quando fui na Praia do Espelho tive que pedir ajuda na pousada para saber do nível do mar. Adorei mesmo! Muito útil!

    1. Livia Zanon disse:

      Que bom Sthefania, espero ter te ajudado para a próxima trip! 😀

  2. Gabi Rodrigues disse:

    Adorei toda a explicação. Nunca tinha entendido direito como funcionava a tábua de marés e nem sabia que tinha 4 por dia 🙁 Já vou deixar anotado o site para sempre que precisar.

    1. Livia Zanon disse:

      Eba! Que bom que gostou Gabi! =D

  3. Tiago Belmont disse:

    Ótima explicação! Sem falar que é uma super dica essa do site onde se pode ver a maré… não conhecia o site e agora já está salvo nos favoritos!

    1. Livia Zanon disse:

      Isso Tiago, já pode acessar o site na próxima vez né? 🙂

  4. nicole disse:

    Eu amo que no nordeste da pra ver MUITO a diferença de maré, aqui no Rio, eu não consigo. Amei mais ainda o exemplo da praia do espelho, uma das mais lindas que já fui!!! A explicação também foi perfeita!

    1. Livia Zanon disse:

      A Praia do Espelho é linda mesmo Nicole!! Que bom que gostou do post 😀

  5. Mirela Ferraz disse:

    Interessante e realmente faz toda diferença. Já passei por isso de chegar em uma praia imaginando uma coisa e ela está completamente diferente por causa da maré. Muito boa sua explicação, adorei o post.

    1. Livia Zanon disse:

      Obrigada Mirela, que bom que curtiu!! =)

  6. Julia Salce disse:

    Li, essa dica é suuuper importante e nunca vi um blog abordando isso, parabéns pela ideia! Arrasou, eu mesma não sabia que era tão facinho entender a maré assim, nunca olhei essa tábua!
    Ja salvei o site nos meus favoritos e comecarei a olhar com carinho! Obrigada, amada

    1. Livia Zanon disse:

      Que bom Ju, fico feliz que gostou do post e que foi super útil pra vc!! 😀

  7. Muito legal fazer esse post explicativo, porque quando fui a Trancoso também não consegui ver as piscinas naturais, a maré estava super alta, aí já era, não dá para conhecer os corais mesmo.. Parabéns pelo post!

    1. Livia Zanon disse:

      Pois é Lorena, é isso que acontece quando não pesquisamos a Tábua de Marés antes de visitar um lugar =/ Agora já sabe como olhar né?? =D

  8. Lívia adorei esse post, super útil.. Eu por exemplo quando fui para Alagoas peguei maré alta, pois não sabia da tábua de marés e tals.. Foi aí que comecei a ter conhecimento, agora com seu post super explicadinho vai ficar super fácil minha pesquisa antes de programar a viagem, vou salvar aqui. Dicas super precisas beijos

    1. Livia Zanon disse:

      Que bom Mari, vai poder se programar melhor na próxima viagem né?? Fico feliz em ter te ajudado um pouquinho!! Beijoo

  9. raquelalice disse:

    Nossa, que bacana, Lívia! Não sabia nada sobre isso rs. Quero muito conhecer a Bahia ano que vem e com certeza irei analisar essa questão da maré alta, obrigada!

    1. Livia Zanon disse:

      Isso Raquel, olha a Tábua antes de vir à Bahia que vai ter uma viagem muitooo melhor 😀

  10. Thayz Figueirêdo disse:

    Meninaaaa arrasou nesse post!!! Ja fui a algumas praias que estavam meio sem graças por conta da maré alta, e a agencia dos passeios nem avisou nada =/ Agora ja sei como ficar ligada! Obrigada =*

    1. Livia Zanon disse:

      Que bommm Thaaa!! Beijoo

  11. Que dica excelente!! De fato a maré alta interferi muito em alguns passeios. E saber disso é uma bela jogada!! Vlw pela dica

    1. Livia Zanon disse:

      Que bom que gostou Luana =D

  12. Ótimas informações que a maioria desconhece, é sempre bom se informar antes de visitarmos destinos que possuem piscinas naturais. Não conhecia o site, anotei a dica aqui.

    1. Livia Zanon disse:

      Verdade Marcos, poucas pessoas sabem… Agora já podem se organizar antes de conhecer algum ponto turístico =D

  13. Leonardo Dantas disse:

    Ótimas informações sobre a tábua das mares, ajuda muito nas viagens pelo litoral. Não sabia que era possível consultar 😉

    1. Livia Zanon disse:

      É sim, superrr possível Leonardo!! 😉

  14. Renata Telles disse:

    olha nao tenho ideiaaaaa de tabua da mare, sou muitoo lesada em relacao a isso e adorei saber! bom pra nao se dar mal durante um passeio ou ser passada pra trás por um guia querendo vender passeio.. rs

    1. Livia Zanon disse:

      A maioria das agências e guias querem só venderrr e não se importam em passar essas infos!! Agora já ta ligada na próxima trip né Renata?? 😀

  15. milzar disse:

    Gente, informação valiosíssima, se eu soubesse de todos esses detalhes teria conseguido aproveitar muito melhor as praias da Tailândia que sofriam com a influência das mares. Inclusive perdi um passeio por conta disso. Obrigada mesmo pelas dicas.

    1. Livia Zanon disse:

      Mil, muita gente fica sem fazer passeio ou faz e não gosta por conta disso =/ Que bom que gostou do post! 🙂

  16. Juliana disse:

    Que informação valiosa!! Nunca fui pra praia do espelho, mas em João Pessoa queria fazer uns passeios e o pessoal vivia falando da tal tábua da maré e eu ficava com cara de quem não tava entendendo nada. Agora eu sei! rs

    1. Livia Zanon disse:

      É assim mesmo Juliana haha a gente acha que é difícil, mas depois que aprende olha o tempo todo para ir para todo canto! =D

  17. Liany Garves disse:

    Muito útil esse post! Eu não fazia idéia de como analisar a tábua de marés, geralmente saía perguntando pra alguém haha, mas assim é tão mais prático né!. E realmente é super importante essa análise antes de alguns passeios específicos! Adorei a dica e já vou usar!!

  18. Danielle disse:

    Oi Livia, super legal mencionar a Tabua de Mares. A minha primeira análise da tabua foi quando eu fui para Fernando de Noronha. Como desbravei as praias pela areia, a tabua me ajudou bastante! Importantíssimo saber os horários para que nao haja encrenca na volta.. kkkk… o litoral nordestino é rico em piscinas naturais, entao, depende muito a forma que cada piscina se comporta: umas, vc precisa ir durante a mare baixa para ver os corais… e outras, durante a mare alta, pois se nao, só verá coral e areia.. kkkkk
    Qual foi o lugar que você mais utilizou a tabua das mares?

Deixe uma resposta

autora

Campo-grandense de nascimento e baiana de coração. Se formou em Direito por um erro de percurso e hoje é Social Media de profissão. Apaixonada em compartilhar as experiências, dicas e perrengues de viagens, criou o blog para inspirar as pessoas a cair no mundo da melhor maneira. Viajar é o que te faz se sentir viva!

receba as novidades por e-mail

Instagram

  • Tem a galera nova mas tem gente das antigas também.😍 Então me diz, COMO VC CONHECEU O MUNDO E MINHAS VOLTAS? O que te trouxe até aqui? Como me achou nesse mundão virtual? 💚
.
.
Quem será que me acompanha a mais tempo hein?! To curiosaaaa! 🤩
.
.
.
.
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ 🏆Use #OmundoEminhasVoltas para ser destaque aqui na galeria! 📸
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ 📣Facebook: /omundoeminhasvoltas
📣Blog: www.omundoeminhasvoltas.com
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __
#profissaoaventura #travellife #praia #dicasdeviagem #RBBViagem #revistaviajar #queroviajarmais #revistaqualvigem #trancoso #blogmochilando #goprobr #vocenomundo #legaléviajar #nature #temqueir #fantrip #conchasdesereia #caraiva #avidapede  #bahia #vcmochilando #euvounajanela #portoseguro #arraialdajuda
  • Oláá! Gostaria de desejar BOAS VINDAS aos novos migos que estão chegando nos últimos dias... Somos 2️⃣2️⃣MIL 😱😱😱😍😍😍 Então, que tal eu contar algumas curiosidades sobre mim e nos conhecermos melhor?! Lá vai hein:
.
✈️Sou de Campo Grande-MS, mas moro na Bahia há 3 anos;
✈️Me formei em Direito e até hj não sei o porquê, não tem NADA a vê comigo;
✈️Pedem meu RG para entrar nos lugares mas em Setembro faço 29 anos 😒 haha;
✈️Fiz intercâmbio em Londres por 3 meses e foi a melhor época da minha vida;
✈️Usei uma mala de mão de 10kg em um mochilão de 47 dias pela Europa e descobri que não tem problema nenhum repetir as roupas;
✈️Ja dormi em estação de metrô dentro de um banheiro numa friaca esperando ela abrir (Londres);
✈️Passei 40 dias na África do Sul (Cape Town), estudando inglês e fazendo as coisas mais radicais da vida;
✈️Quase (literalmente) morri em um acidente no rafting em Cape Town;
✈️Morei 3 anos em São Paulo trabalhando em uma Multinacional e foi muito massa, mesmo com todas as dificuldades;
✈️Sou doida para ter uma experiência através do @worldpackers e espero fazer em breve;
✈️Amo me hospedar em Hostel e mostrar que não é o bicho de 7 cabeças que as pessoas imaginam;
✈️Me pedem canal no YouTube mas não faço pq sou tímida (juro!)🙄
✈️Criei o blog em 2015 com o objetivo de deixar minhas viagens registradas e compartilhar dicas para inspirar as pessoas a cair no mundo com o melhor custo beneficio; .
✈️Hoje trabalho como Social Media e sou autônoma, planejar meu tempo e ter flexibilidade é qualidade de vida para mim, mesmo não ganhando rios de dinheiro; .
.✈️Muitos acham que eu “Vivo viajando” mas não é verdade... Eu VIAJO PARA VIVER. E sempre que posso, estou partindo e levando vcs comigo. .
.
Enfim, SEJAM TODXS BEM VINDXS 💙
Bora dar muuuuitas voltas juntos e ser FELIZ!Quer saber mais? Pergunta aê nos comentários que eu respondo. 😎
.
.
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ 🏆Use #OmundoEminhasVoltas para ser destaque aqui na galeria! 📸
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ 📣Facebook: /omundoeminhasvoltas
📣Blog: www.omundoeminhasvoltas.com
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __
  • Adoro compartilhar histórias de viajantes, dessa vez o entrevistado foi @renan_zanin, engenheiro civil, paranaense, que contou porque o intercâmbio mudou a sua vida e várias curiosidades sobre o Programa Ciência sem Fronteiras. 💙
.
.
Acesse no link da bio e veja tudinho o que rolou na trip dele (perrengues, superações, evolução pessoal e mtoooo mais...).😊 .
.
✈️Quer contar a sua história para o mundo? Me mande uma mensagem e vamos conversar! To recebendo muitas histórias interessantes e inspiradoras... É incrível como uma viagem REALMENTE pode transformar vidas! 🍀✨
.
.
.
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ 🏆Use #OmundoEminhasVoltas para ser destaque aqui na galeria! 📸
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ 📣Facebook: /omundoeminhasvoltas
📣Blog: www.omundoeminhasvoltas.com
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __
#profissaoaventura #travellife #praia #dicasdeviagem #RBBViagem #revistaviajar #queroviajarmais #revistaqualvigem #trancoso #blogmochilando #goprobr #vocenomundo #legaléviajar #nature #temqueir #fantrip #conchasdesereia #cienciasemfronteiras #avidapede  #espiritosanto #vcmochilando #euvounajanela #intercambio #canada
  • Turista empolgada aproveitando a luz do sol e as florzinhas da vizinha para disfarçar a cara da derrota. 🌸😵🤘
.
Queria muito ter ido passar o dia hj em Itaúnas e finalmente assistir o famoso por do sol em cima das dunas, mas chegamos em casa 5 da manhã e não tivemos forças para pegar estrada novamente. 😏 Mas tudo bem, fica aí um ótimo motivo para voltar. .
.
Almoçamos em #Guriri as 16h e tava começando o carnaval fora de época com trio elétrico... Já me senti na Bahêa pae! 😬 Aliás, #dica de restaurante por aqui: Aquarius, uma delicia! .
Fiquei feliz e surpresa que muita gente conhece Itaúnas e curte um forrózin... Um dia voltarei com mais calma para mostrar melhor para vcs. 😉
.
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ 🏆Use #OmundoEminhasVoltas para ser destaque aqui na galeria! 📸
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ 📣Facebook: /omundoeminhasvoltas
📣Blog: www.omundoeminhasvoltas.com
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __
#profissaoaventura #travellife #praia #dicasdeviagem #RBBViagem #revistaviajar #queroviajarmais #revistaqualvigem #trancoso #blogmochilando #goprobr #vocenomundo #legaléviajar #nature #temqueir #fantrip #conchasdesereia #FENFIT #avidapede  #espiritosanto #vcmochilando #euvounajanela #itaunas #guriri

Facebook


reserve seu hostel

Encontre sua hospedagem



Booking.com

alugue seu carro

seguro viagem

Esse blog faz parte:

Blog Membro do RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Mais Lidos

Praga

Casal faz mochilão em 10 países na lua de mel

E se você tivesse que escolher entre fazer uma festa para amigos e familiares ou uma super viagem? Qual seria a sua escolha? No nosso caso, escolhemos fazer uma festa com poucos convidados e de presente fizemos uma vaquinha online através do site iCasei. Como isso funciona? Os convidados que querem presentear o casal, entra […]

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe :)Share on Facebook
Facebook
2Pin on Pinterest
Pinterest
0Share on Google+
Google+
0Share on Tumblr
Tumblr
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
o_mundo_e_minhas_voltas

17 Dúvidas frequentes de um mochilão

Oi galerinha! Voltei do meu #mochilãocommala cheia de histórias para contar, fotos para postar e dicas para dar (juro que essa rima não foi proposital haha). Foram 10 países e 18 cidades ao total e durante minha viagem muita gente veio tirar dúvida sobre mochilão e viagem em geral, tentei responder todo mundo durante esse […]

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe :)Share on Facebook
Facebook
2Pin on Pinterest
Pinterest
0Share on Google+
Google+
0Share on Tumblr
Tumblr
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
O_Mundo_e_Minhas_voltas

Casal troca festa de casamento por mochilão em 21 países

Quem nunca sonhou em largar o emprego e viver um período sabático poraí? Muitas vezes nos faltam coragem, ou até mesmo dinheiro… Mas quando tudo é bem planejado a chance de dar certo é muito maior. E como eu amo histórias inspiradoras, vim aqui contar uma pra vocês sobre um casal que trocou a festa […]

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe :)Share on Facebook
Facebook
2Pin on Pinterest
Pinterest
0Share on Google+
Google+
0Share on Tumblr
Tumblr
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
error: Ooops!