Oi pessoal! Hoje vim tirar a dúvida de muitos de vocês quando o assunto é tábua de marés. Sempre que alguém vem à Bahia, quer visitar a famosa Praia do Espelho em Trancoso, e encontrar o “Caribe Baiano” em suas águas cristalinas. Acontece, que quase ninguém informa ao turista que é preciso analisar a maré antes de pegar aquela estrada de chão tensa para Trancoso. Então, vim alertá-los para não acontecer o que aconteceu comigo… Cheguei na Praia do Espelho e não tinha espelho coisa nenhuma (hahah!). É bem simples, vejam aqui a explicação antes de planejarem a sua viagem:

Como funciona essa Tábua das Marés?

É um documento online onde você coloca o nome do lugar que gostaria de visitar (por exemplo: Porto Seguro) e consegue verificar os horários de maré baixa e maré alta, que variam 04 vezes durante o dia e ainda possuem influências do sol e da lua. E por que isso é importante ao turista? Simplesmente, porque alguns passeios tornam mais (ou menos) interessantes conforme a maré. É o caso da Praia do Espelho em Trancoso, distrito do município de Porto Seguro, quando a maré está baixinha formam-se piscinas naturais e você pode caminhar mar a dentro com a água abaixo do joelho. Veja a diferença nas paisagens abaixo:

Trancoso na maré baixa

 

Trancoso na maré alta

Vocês podem perceber que na maré alta a praia continua linda, mas não da para ver os corais e nem mergulhar nas piscinas naturais. Ela se torna uma praia “normal” sem “espelho” como é conhecida, e como muita gente acaba conhecendo por falta de informação das marés.

Como e onde analisar uma Tábua de Maré

Existem vários sites que é possível fazer essa pesquisa, eu gosto e utilizo o  Tábua de Marés.  Ele é bem simples, vou ensiná-los o passo a passo:

  1. Entrar no site www.tabuademares.com.br
  2. Colocar a região que gostaria de pesquisar (vou utilizar Porto Seguro)
  3. Desce até o final da página, você encontrará a famosa tábua de marés:

      4.     As setinhas azuis indicam a maré alta e as em vermelho a maré baixa. Então qual nós vamos olhar? A VERMELHA, claro! 😀

     5.     Em cima de cada setinha consta o horário daquela maré. Por exemplo: Dia 02, Sábado, às 19:05h a maré estará 0,6m. Devemos procurar os números nas setinhas que mais se aproximam de zero, em algumas vezes eles estarão até negativos, o que é melhor ainda.    

       6.      Resumindo: Escolha o dia + caça as setinhas em vermelho + procure o valor aproximado de 0,0m (quanto mais negativo, melhor) + veja o horário da maré em cima da setinha + bom passeio!

Facinho né? Pena que ninguém explica isso antes viajarmos, agora você já sabe e já pode ver qual é o melhor dia para encontrar as piscinas naturais.

O que eu prefiro, maré alta ou maré baixa?

Vou confessar à vocês que eu amo a maré alta para poder mergulhar e entrar no mar sem machucar os pés nos corais. Por isso, prefiro o mar com ondas, mas não é o caso de algumas praias… Onde o atrativo é o mar mais calminho, onde é possível mergulhar com snorkel e ver os peixinhos coloridos. Um outro ponto negativo da maré baixa, é que surgem mais sargaços que são aquelas algas escuras e chatas na beira do mar. Já fui na Praia do Espelho e peguei a maré bem baixa mas tinha tanta alta que a areia estava toda preta, não estava bonito.

Independentemente da maré, acho que sempre vale o passeio para um lugar diferente, ainda mais se você tem apenas aqueles dias para curtir e conhecer… Não deixe de ir por causa da maré, mas vá sabendo do que poderá encontrar e não ter surpresas desagradáveis ao chegar lá e pensar: “Mas é só isso? Cadê o Caribe Baiano?”.

Se ficarem com alguma dúvida, só deixar nos comentários. 😉

Beijinhos e até a próxima volta

Booking.com

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe 🙂Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Share on Tumblr
Tumblr
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Livia Zanon
Campo-Grandense de nascimento mas pertencente à este mundão. Se formou em Direito por um acidente de percurso e hoje trabalha como Consultora de Intercâmbio. Apaixonada em compartilhar as experiências, dicas e perrengues de viagens, criou o blog para inspirar as pessoas a caírem no mundo da melhor maneira. Viajar é o que te faz se sentir viva!

Planeje a sua viagem

Prefere casa ou apartamento? Utilize nosso cupom de desconto de R$ 130,00 no Airbnb e tenha uma experiência diferente e mais econômica de hospedagem.

Não esqueça do Seguro Viagem! Faça sua cotação na SegurosPromo para encontrar o seguro que você precisa. Utilize o cupom MINHASVOLTAS5 e ganhe 5% de desconto.

Encontre a sua hospedagem com o nosso parceiro Booking e Hostel em qualquer lugar do mundo através do  Hostelworld.

Precisa alugar um carro? Reserve pela RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil já conectado e com o celular funcionando durante a viagem.  Com o EasySim4u você tem acesso à internet 4G nos Estados Unidos e Canadá e mais de 140 países.

Tags: , , , , , ,

53 comentarios en “Como analisar a tábua de marés”

  1. Sthefania disse:

    Gente, que info maravilhosa! Eu não sabia como analisar a tábua. Quando fui na Praia do Espelho tive que pedir ajuda na pousada para saber do nível do mar. Adorei mesmo! Muito útil!

    1. Livia Zanon disse:

      Que bom Sthefania, espero ter te ajudado para a próxima trip! 😀

  2. Gabi Rodrigues disse:

    Adorei toda a explicação. Nunca tinha entendido direito como funcionava a tábua de marés e nem sabia que tinha 4 por dia 🙁 Já vou deixar anotado o site para sempre que precisar.

    1. Livia Zanon disse:

      Eba! Que bom que gostou Gabi! =D

  3. Tiago Belmont disse:

    Ótima explicação! Sem falar que é uma super dica essa do site onde se pode ver a maré… não conhecia o site e agora já está salvo nos favoritos!

    1. Livia Zanon disse:

      Isso Tiago, já pode acessar o site na próxima vez né? 🙂

  4. nicole disse:

    Eu amo que no nordeste da pra ver MUITO a diferença de maré, aqui no Rio, eu não consigo. Amei mais ainda o exemplo da praia do espelho, uma das mais lindas que já fui!!! A explicação também foi perfeita!

    1. Livia Zanon disse:

      A Praia do Espelho é linda mesmo Nicole!! Que bom que gostou do post 😀

  5. Mirela Ferraz disse:

    Interessante e realmente faz toda diferença. Já passei por isso de chegar em uma praia imaginando uma coisa e ela está completamente diferente por causa da maré. Muito boa sua explicação, adorei o post.

    1. Livia Zanon disse:

      Obrigada Mirela, que bom que curtiu!! =)

  6. Julia Salce disse:

    Li, essa dica é suuuper importante e nunca vi um blog abordando isso, parabéns pela ideia! Arrasou, eu mesma não sabia que era tão facinho entender a maré assim, nunca olhei essa tábua!
    Ja salvei o site nos meus favoritos e comecarei a olhar com carinho! Obrigada, amada

    1. Livia Zanon disse:

      Que bom Ju, fico feliz que gostou do post e que foi super útil pra vc!! 😀

  7. Muito legal fazer esse post explicativo, porque quando fui a Trancoso também não consegui ver as piscinas naturais, a maré estava super alta, aí já era, não dá para conhecer os corais mesmo.. Parabéns pelo post!

    1. Livia Zanon disse:

      Pois é Lorena, é isso que acontece quando não pesquisamos a Tábua de Marés antes de visitar um lugar =/ Agora já sabe como olhar né?? =D

  8. Lívia adorei esse post, super útil.. Eu por exemplo quando fui para Alagoas peguei maré alta, pois não sabia da tábua de marés e tals.. Foi aí que comecei a ter conhecimento, agora com seu post super explicadinho vai ficar super fácil minha pesquisa antes de programar a viagem, vou salvar aqui. Dicas super precisas beijos

    1. Livia Zanon disse:

      Que bom Mari, vai poder se programar melhor na próxima viagem né?? Fico feliz em ter te ajudado um pouquinho!! Beijoo

  9. raquelalice disse:

    Nossa, que bacana, Lívia! Não sabia nada sobre isso rs. Quero muito conhecer a Bahia ano que vem e com certeza irei analisar essa questão da maré alta, obrigada!

    1. Livia Zanon disse:

      Isso Raquel, olha a Tábua antes de vir à Bahia que vai ter uma viagem muitooo melhor 😀

  10. Thayz Figueirêdo disse:

    Meninaaaa arrasou nesse post!!! Ja fui a algumas praias que estavam meio sem graças por conta da maré alta, e a agencia dos passeios nem avisou nada =/ Agora ja sei como ficar ligada! Obrigada =*

    1. Livia Zanon disse:

      Que bommm Thaaa!! Beijoo

  11. Que dica excelente!! De fato a maré alta interferi muito em alguns passeios. E saber disso é uma bela jogada!! Vlw pela dica

    1. Livia Zanon disse:

      Que bom que gostou Luana =D

  12. Ótimas informações que a maioria desconhece, é sempre bom se informar antes de visitarmos destinos que possuem piscinas naturais. Não conhecia o site, anotei a dica aqui.

    1. Livia Zanon disse:

      Verdade Marcos, poucas pessoas sabem… Agora já podem se organizar antes de conhecer algum ponto turístico =D

  13. Leonardo Dantas disse:

    Ótimas informações sobre a tábua das mares, ajuda muito nas viagens pelo litoral. Não sabia que era possível consultar 😉

    1. Livia Zanon disse:

      É sim, superrr possível Leonardo!! 😉

  14. Renata Telles disse:

    olha nao tenho ideiaaaaa de tabua da mare, sou muitoo lesada em relacao a isso e adorei saber! bom pra nao se dar mal durante um passeio ou ser passada pra trás por um guia querendo vender passeio.. rs

    1. Livia Zanon disse:

      A maioria das agências e guias querem só venderrr e não se importam em passar essas infos!! Agora já ta ligada na próxima trip né Renata?? 😀

  15. milzar disse:

    Gente, informação valiosíssima, se eu soubesse de todos esses detalhes teria conseguido aproveitar muito melhor as praias da Tailândia que sofriam com a influência das mares. Inclusive perdi um passeio por conta disso. Obrigada mesmo pelas dicas.

    1. Livia Zanon disse:

      Mil, muita gente fica sem fazer passeio ou faz e não gosta por conta disso =/ Que bom que gostou do post! 🙂

  16. Juliana disse:

    Que informação valiosa!! Nunca fui pra praia do espelho, mas em João Pessoa queria fazer uns passeios e o pessoal vivia falando da tal tábua da maré e eu ficava com cara de quem não tava entendendo nada. Agora eu sei! rs

    1. Livia Zanon disse:

      É assim mesmo Juliana haha a gente acha que é difícil, mas depois que aprende olha o tempo todo para ir para todo canto! =D

  17. Liany Garves disse:

    Muito útil esse post! Eu não fazia idéia de como analisar a tábua de marés, geralmente saía perguntando pra alguém haha, mas assim é tão mais prático né!. E realmente é super importante essa análise antes de alguns passeios específicos! Adorei a dica e já vou usar!!

    1. Livia Zanon disse:

      Que bom que consegui te ajudar Lianyyyy!!

  18. Danielle disse:

    Oi Livia, super legal mencionar a Tabua de Mares. A minha primeira análise da tabua foi quando eu fui para Fernando de Noronha. Como desbravei as praias pela areia, a tabua me ajudou bastante! Importantíssimo saber os horários para que nao haja encrenca na volta.. kkkk… o litoral nordestino é rico em piscinas naturais, entao, depende muito a forma que cada piscina se comporta: umas, vc precisa ir durante a mare baixa para ver os corais… e outras, durante a mare alta, pois se nao, só verá coral e areia.. kkkkk
    Qual foi o lugar que você mais utilizou a tabua das mares?

    1. Livia Zanon disse:

      Isso mesmo Danielle, é muito importante sabermos analisar até pra nenhuma empresa e guia de turismo passar a gente pra trás nos passeios, como acontece direto na Bahia. Onde mais utilizei foi na Praia do Espelho na Bahia… Lá é fundamental a gente saber antes de ir. =)

  19. Suzy Freitas disse:

    Sempre consultei a tábua das marés, principalmente para viagens a praias que têm piscinas naturais, através do site da marinha, mas esse que você indicou me pareceu mais simples. Já vou copiar e colar em meus sites preferidos de viagens. Obrigada por compartilhar!

    1. Livia Zanon disse:

      Desse jeito fica bem mais simples né Suzy? =) Que bom que ajudei!

  20. Erik Diniz disse:

    Eu detesto maré alta! Na verdade, quando a maré está alta, a praia perde completamente a graça pra mim. Por isso, já me acostumei a ver a tábua de maré quando vou visitar alguma praia. Acho fundamental. E suas explicações neste post estão excelentes para quem não tem este costume. Bem didático!

    1. Livia Zanon disse:

      Tentei fazer o máximo didático mesmo Erik!! É importante a gente aprender a analisar 😀

  21. Livia Melo disse:

    Poxa, esse post é de utilidade pública!! Não sabia dessa diferença enorme no mar na praia do espelho dependendo da maré.. ótimo para planejar minha viagem, obrigada!!

    1. Livia Zanon disse:

      Que bom que te ajudei xará!! =)

  22. Aninha Lima disse:

    Aprendi a fazer isso quando fui à Maceio e precisava Definir os dias bons para visitar às piscinas naturais! Desde então uso muito!
    Parabéns por dar essa dica aos leitores

    1. Livia Zanon disse:

      É mto bom quando a gente aprende a analisar né Aninha? Ficamos mais espertaaass para as viagens!! 😀

  23. Amei a dica, quando fui à Trancoso não me atentei a isso e sai bastante decepcionada com a visita à está praia.
    Também passei por situação semelhante na visita à uma gruta no Ceará…
    Agora vou guardar esse site com carinho para as próximas viagens.

    1. Livia Zanon disse:

      Viviane acontece muito isso com quem vai à Trancoso, porque ninguém explica que é importante ver a maré antes… Feliz que te ajudei! 😉

  24. Erik Diniz disse:

    Eu detesto maré alta. Tanto que, pra mim, a praia perde completamente a graça quando a maré não está baixa, acredita? Portanto, já tenho o costume de checar a tábua de maré antes de ir para alguma praia nova. Seu post está bem didático para aqueles que não tem este costume. E nem todos sabem que tem como checar, né?

  25. Erik Diniz disse:

    Eu detesto maré alta! Tanto que quando vou a uma praia e a maré não está baixa, o passeio perde a graça pra mim, acredita? Portanto, costumo checar a tábua de maré quando vou para alguma praia nova. Seu post está super didático para quem não tem este costume. E nem todos sabem que há uma forma de verificar!

  26. Erik Trovão Diniz disse:

    Eu detesto maré alta! Tanto que quando vou a uma praia e a maré não está baixa, o passeio perde a graça pra mim, acredita? Portanto, costumo checar a tábua de maré quando vou para alguma praia nova. Seu post está super didático para quem não tem este costume. E nem todos sabem que há uma forma de verificar!

  27. Ígor Augusto disse:

    Olha, foi quando fui a Porto de Galinhas foi quando eu descobri esse negócio de tábua de marés, nem sabia que existia até então HAHA! Como faz a diferença ir na praia com maré alta ou baixa. Nunca me esquecerei de quando, de manhã, cheguei lá numa praia de Phi Phi da Tailândia, e era super feio e diferente do que eu via na internet! Mas era só porque a maré estava baixa XD Acho que alguns lugares são bons com a baixa, enquanto outros com a alta. Valeu pelas dicas!

    1. Livia Zanon disse:

      Isso mesmo Igor, cada lugar tem sua peculiaridade… Sempre bom pesquisar antes… Que bom que curtiu as dicas!

Deixe uma resposta

autora

Campo-Grandense de nascimento mas pertencente à este mundão. Se formou em Direito por um acidente de percurso e hoje trabalha como Consultora de Intercâmbio. Apaixonada em compartilhar as experiências, dicas e perrengues de viagens, criou o blog para inspirar as pessoas a caírem no mundo da melhor maneira. Viajar é o que te faz se sentir viva!

receba as novidades por e-mail

Instagram

  • Engraçado quando a gente pára para pensar na vida e faz um balanço de quem continua e quem já não faz mais parte dela né?! Em alguns momentos parece que você pode contar com várias pessoas, e que muitos tem empatia com o seu momento. Mas, acontece que falar é fácil, na prática já não é bem assim. E é apenas com o tempo que percebemos, com sinceridade, quem sempre esteve ali POR VOCÊ! O ser humano é telespectador da vida alheia, e na maioria das vezes quer mesmo é ver o OCO 😜 A real, é que uma vida de rede social engana muita gente, e que raros serão os que realmente se importam, a maioria tirará sua própria conclusão e foda-se. Sigo feliz, pela vida ter me mostrado quem sempre e quem nunca esteve cmg durante os últimos anos... Uma vida massa na internet não mostra 1% dos perrengues e da realidade por trás das câmeras. Estou meio sumidinha daqui, mas continuo grata por quem permanece, pelas amizades sinceras e transparentes que conquistei. Por uma vida de menos aparências e mais realidade. E o que não for leve... Que a vida leve. 🦋✨🍃#omundoeminhasvoltas
  • “Bom mesmo é deixar-se ser rio.
Correr de forma transparente nossas crenças, abençoando a cada dia amanhecido nossa sorte. 
Agradecendo a fluidez da vida, mergulhando nossas atitudes com cuidado, no raso, na margem e depois disso jogar-se em águas profundas sem temer o curso da historia. 
Não afunda quem aponta pra fé e rema. Virar oceano é o primeiro passo para o rio que beija o mar.” (Lilian Vereza) 🌊🐚✨☘️ .
.
.
#omundoeminhasvoltas
  • COMO ESTUDAR E TRABALHAR LEGALMENTE NA NOVA ZELÂNDIA:
.
Aaaah Nova Zelândia, ainda nem te conheço mas já estou apaixonada!! Um destino perfeito para quem gosta de natureza, praias, montanhas, cachoeiras e rolês radicais. Será que meus pinos na coluna iriam gostar de lá? Hauahua Não sei, mas eu com certeza ia AMAR! 😎
.
.
Trabalhamos com as cidades de #Auckland e #Queenstown
.
Dados de Auckland:
🔺Salário mínimo: NZD 16,50 por hora
🔺Habitantes: Aprox. 1.4 milhões
🔺Alta temporada: Novembro a Fevereiro
🔺Idade mínima: 18 anos
🔺Visto Estudo + Trabalho: A partir de 14 semanas. Processo online. Comprovação financeira de NZD 1.250/mês de permanência, até 30 anos de idade pode usar patrocinadores de primeiro grau. Comprovação de vínculos (graduação ou pós)/trabalho estável 1 ano ou mais. Comprovante de rendimentos mensais (+- R$2.500,00).
🔺Permissão de trabalho durante o curso: 20h/semanais
💰Média de custo de vida semanal: Acomodação (NZD 180), Alimentação (NZD 70), Transporte (NZD 30), Lazer (NZD 50).
.
.
‼️Diferenciais Egali: Temos um escritório base em Auckland aberto em horário comercial, com uma equipe para dar suporte pós embarque, na abertura de conta bancária, dicas, informações, Walking Tour e renovação de visto. Além disso, temos acomodação própria (Egali House), vendemos câmbio e passagens aéreas com preços diferenciais para alunos. .
Minha amiga Di está morando já há algum tempo por lá e compartilhou essa foto feeeeia com a gente! Socorro! @oqueeuvjonanz aguenta aí que um dia vou te visitar hein!! ❤ Eaí, curtiram a Nova Zelândia? Deixem as dúvidas nos comentários! 😉 #omundoeminhasvoltas
  • COMO ESTUDAR E TRABALHAR LEGALMENTE NO CANADÁ:
.
O Canadá é um país lindíssimo de primeiro mundo, onde tudo é impecável e funciona de forma incrível. Nós brasileiros, ficamos maravilhados com a organização das cidades e também com uma beleza natural surreal! 💙
.
Trabalhamos com #Toronto, #Vancouver, #Montreal, #Victoria
.
Dados de Toronto:
🔺Salário mínimo: CAD 14,00 por hora
🔺Habitantes: Aprox. 2.5 milhões
🔺Alta temporada: Junho a Setembro
🔺Idade mínima: 19 anos
🔺Visto Estudo + Trabalho: A partir de 26 semanas. Processo online. Comprovação financeira de CAD 1.000/mês de permanência, até 30 anos de idade pode usar patrocinadores de primeiro grau. Comprovação de vínculos (graduação ou pós)/trabalho estável 1 ano ou mais. 🔺Comprovante de rendimentos mensais (+- R$3.000,00).
🔺Cursos que permitem trabalhar: Administração, Marketing, Turismo, Design, Tecnologia da Informação, entre outros... Cursos de idiomas não qualificam para obter a permissão para trabalhar.
💰Média de custo de vida semanal: Acomodação (CAD 255), Alimentação (CAD 80), Transporte (CAD 30), Lazer (CAD 60).
Importante: É necessário nível de inglês intermediário/avançado.
.
.
‼️Diferenciais Egali: Temos um escritório base em Toronto aberto em horário comercial, com uma equipe para dar suporte pós embarque, dicas, informações e Walking Tour. Além disso, temos acomodação própria (Egali House), vendemos câmbio e passagens aéreas com preços diferenciais para alunos. .
.
Como o custo de vida é alto no país, é possível não conseguir se sustentar com o salário mínimo fornecido. Dessa maneira, orientamos levar uma reserva de dinheiro ou ter alguém para ajudar financeiramente durante o programa de intercâmbio. Na foto minha amiga linda @nahguilhen que morou um tempo por lá, obrigada Nah por liberar o uso da sua imagem e compartilhar com a galera esse lugar LINDO! ❤ São muitos detalhes para o visto no Canadá, se tiverem dúvidas, mandem por aqui! #omundoeminhasvoltas

Facebook


reserve seu hostel

Encontre sua hospedagem



Booking.com

alugue seu carro

seguro viagem

Esse blog faz parte:

Blog Membro do RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

 

Loja

Mais Lidos

o_mundo_e_minhas_voltas

Roteiro econômico de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen

Oi pessoal! Tudo bem? Vim aqui contar mais detalhes do meu roteiro econômico de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen, e já adianto que a viagem foi MUITO MAIS MARAVILHOSA do que eu imaginava! O primeiro destino foi Cancun, uma cidade que fica na costa do estado de Quintana Roo, no México, em uma península que se tornou […]

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe :)Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Share on Tumblr
Tumblr
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Como analisar a tábua de marés

Oi pessoal! Hoje vim tirar a dúvida de muitos de vocês quando o assunto é tábua de marés. Sempre que alguém vem à Bahia, quer visitar a famosa Praia do Espelho em Trancoso, e encontrar o “Caribe Baiano” em suas águas cristalinas. Acontece, que quase ninguém informa ao turista que é preciso analisar a maré antes […]

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe :)Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Share on Tumblr
Tumblr
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
O_Mundo_e_Minhas_voltas

Casal troca festa de casamento por mochilão em 21 países

Quem nunca sonhou em largar o emprego e viver um período sabático poraí? Muitas vezes nos faltam coragem, ou até mesmo dinheiro… Mas quando tudo é bem planejado a chance de dar certo é muito maior. E como eu amo histórias inspiradoras, vim aqui contar uma pra vocês sobre um casal que trocou a festa […]

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe :)Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Share on Tumblr
Tumblr
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
error: Ooops!