Fico muito feliz quando consigo ajudar vocês a viajar mais, sair da zona de conforto e experimentar novas experiências. Então, resolvi fazer uma enquete no Instagram:

Qual a sua maior dificuldade quando o assunto é viajar?

E as duas respostas mais frequentes foram: Dinheiro e Montar um roteiro. Nesse post, vou explicar como eu monto os roteiros das minhas viagens (quando eu faço né, porque as vezes deixo rolar e não planejo nada kkkkk). Para alguns, pode ser uma tarefa simples, para outros fica difícil de saber por onde começar… Então vamos lá:


Passo 1: Estilo de viagem

O primeiro passo é definir qual o estilo de viagem que mais te agrada. Você curte mais natureza ou é mais urbano? Prefere praias ou montanhas? Vida noturna agitada ou tranquilidade e ficar relax? É muito importante encontrar qual ambiente te agrada mais para não se frustrar com um destino. Por exemplo: Caraíva – BA pode ser incrível para quem gosta de se desligar do mundo e um ambiente mais roots, mas pode ser horrível para quem não vive sem Wi-Fi e salto alto. Entendeu mais ou menos?

Passo 2: Quando ir

Saber a melhor época de visitar cada lugar é fundamental para obter sucesso na sua viagem! Se você só tem aquele período para viajar e não pode mudar as datas, pesquise quais lugares tem o melhor clima e se for em alta temporada, se não estará muito lotado com preços caríssimos.

Passo 3: Quanto você pode gastar?

Dinheeeeiro que é good nóis num have… Já dizia Mamonas Assassinas! hahaha Queremos economizar o máximo que conseguimos e encaixar aquela viagem dos sonhos em nosso orçamento né? Bom, o meu estilo de viagem é low cost, isso significa baixo custo, nada de luxo e resort all inclusive. Se o seu estilo for esse meu amigo, prepare o bolso porque quanto maior o conforto, maior o gasto! Se nos organizarmos bem, veremos que hoje em dia existem várias opções para gastarmos pouco, anotem aí alguns sites que gosto de procurar pelo melhor preço:

Passo 4: Quais passeios fazer

Como tudo na vida, é preciso definir prioridades quando o assunto é passeio. Gosto de fazer uma planilha no Excel dividindo em manhã, tarde e noite para melhor distribuir os afazeres. Pesquise em blogs de viagem e converse com pessoas que já fizeram os passeios antes para ter uma noção de preço, o que poderá ser realizado e o que terá que deixar para outra oportunidade.

Passo 5: Alimentação

Eu sou daquelas que prefere se hospedar em lugar menos luxuoso e gastar mais um pouquinho em restaurantes legais. Tudo vai depender do seu bolso, ele que vai mandar na sua viagem e quanto mais você se planejar com os custos, menos sustos terá durante suas férias. Gosto de procurar lugares menos turísticos para comer, além da experiência ser mais agradável, geralmente a comida também costuma ser.

Passo 6: Documentos, vacinas e seguro

Sempre pesquise quais documentos você precisará levar para aquele destino, além disso é importante saber se é necessário tomar algum tipo de vacina e também fazer um seguro viagem. A vacina e o seguro, geralmente são mais em casos de viagens internacionais.


Para um bom roteiro de viagem é preciso muita pesquisa e paciência. Muitas pessoas preferem contratar agência de turismo para fechar pacotes, eu particularmente prefiro fazer sozinha para ter mais liberdade e economia nas minhas escolhas, visto que orçamentos em agências tendem a ser mais caras.

Eai, consegui te ajudar? Ficou com alguma dúvida? Grita aí nos comentários que eu respondo! 😀

E bora viajar!

Booking.com

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe 🙂Share on Facebook
Facebook
15Pin on Pinterest
Pinterest
0Share on Google+
Google+
0Share on Tumblr
Tumblr
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Livia Zanon
Campo-grandense de nascimento e baiana de coração. Se formou em Direito por um acidente de percurso e hoje é Social Media de profissão. Apaixonada em compartilhar as experiências, dicas e perrengues de viagens, criou o blog para inspirar as pessoas a cair no mundo da melhor maneira. Viajar é o que te faz se sentir viva!

Planeje a sua viagem

Prefere casa ou apartamento? Utilize nosso cupom de desconto de R$ 130,00 no Airbnb e tenha uma experiência diferente e mais econômica de hospedagem.

Não esqueça do Seguro Viagem! Faça sua cotação na SegurosPromo para encontrar o seguro que você precisa. Utilize o cupom MINHASVOLTAS5 e ganhe 5% de desconto.

Encontre a sua hospedagem com o nosso parceiro Booking e Hostel em qualquer lugar do mundo através do  Hostelworld.

Precisa alugar um carro? Reserve pela RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil já conectado e com o celular funcionando durante a viagem.  Com o EasySim4u você tem acesso à internet 4G nos Estados Unidos e Canadá e mais de 140 países.

Tags: , , , ,

4 comentarios en “Como montar um roteiro de viagem”

  1. Tiago disse:

    Ótimas dicas, minha dúvida é sempre em torno de seguro viagem e a relação custo x benefício ou ainda conseguir informações sobre a obrigatoriedade, apesar de entender a importância, acabo sempre fazendo o mais barato, ainda bem que até hoje não precisei rs

  2. Luisa disse:

    Sempre com dicas boas Livia! Muito pratico e informativo esse seu post.. Assim como você, também prefio lugares menos turisticos pra comer, além de mais em conta, é uma experiencia antropologica!

  3. Que máximo esse seu post! tudo o que você falou é verdade, temos que avaliar o custo, os passeios e a melhor época para viajar. Sou que nem você, gosto de fazer meus roteiros e separando os passeios no excell heheh. Parabéns pelo post. Beijos

  4. Renata Telles disse:

    Parabens pelo post, ele é essencial para qualquer viajante! Antes de viajarmos precisamos mesmo seguir essas dicas e ver custos principalmente. Tb sou super organizada quando o assunto é trip!!

Deixe uma resposta

autora

Campo-grandense de nascimento e baiana de coração. Se formou em Direito por um erro de percurso e hoje é Social Media de profissão. Apaixonada em compartilhar as experiências, dicas e perrengues de viagens, criou o blog para inspirar as pessoas a cair no mundo da melhor maneira. Viajar é o que te faz se sentir viva!

receba as novidades por e-mail

Instagram

  • Você já viu mais de 100 quatis de pertinho❓
.
.
Hoje eu madruguei com as galinhas as 05:00h para caminhar no Parque com minha mãe (tá, ela correu 10km e eu caminhei 4km, mas tá valendo né?! 😅). Era pra ter feito mais, se não fosse encontrar essa galera no caminho comendo manga e parar pra conversar com eles... Sim, sou doida, converso com os animais! 😍😍😍 .
.
➡️E olha só que malandros: eles sobem em cima do pé de manga, derrubam a fruta, descem e buscam, sobem de novo pra comer em cima da árvore pq a disputa é grande e querem garantir a sua comida! Hahah achei demais! 🌳🐾
.
.
Obs.: Não reparem essa voz toda boba falando com eles, é pq são muuuito lindos mesmo! Me senti o @caiotravels que quase foi atacado por macacos na Ásia! Hahah
.
.
.
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __
#profissaoaventura #travellife #praia #dicasdeviagem #RBBViagem #revistaviajar #queroviajarmais #revistaqualviagem #trancoso #blogmochilando #goprobr #vocenomundo #legaléviajar #nature #temqueir #fantrip  #avidapede #vcmochilando #euvounajanela #portoseguro #arraialdajuda #campogrande #Bahia #artrodese #artrodeselombar #parquedospoderes #quatis
  • Qual a sua maior dificuldade quando o assunto é VIAJAR❓
.
.
Fiz uma enquete, e as duas maiores respostas foram: Dinheiro e montar roteiro. 😬 Para alguns pode ser simples organizar os detalhes de uma viagem, para outros nem tanto. Então, fiz um post com 6 dicas de como organizo as minhas viagens, passo a passo para ajudar vocês. LINK NA BIO! Já salva esse post aqui para não perder hein!
.
.
➡️ O próximo post será sobre o tal do dinheiro 💸💸... Não como ganhar, mas sim como ECONOMIZAR através de planejamento e organização. 😉
.
.
Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários e vamos nos ajudar a viajar mais! 🌎✈️
.
.
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ 🏆Use #OmundoEminhasVoltas para ser destaque nos Stories! 📸
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ 📣Facebook: /omundoeminhasvoltas
📣Blog: www.omundoeminhasvoltas.com
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __
#profissaoaventura #travellife #praia #dicasdeviagem #RBBViagem #revistaviajar #queroviajarmais #revistaqualviagem #trancoso #blogmochilando #goprobr #vocenomundo #legaléviajar #nature #temqueir #fantrip  #avidapede #vcmochilando #euvounajanela #portoseguro #arraialdajuda #campogrande #Bahia #artrodese #artrodeselombar #caraivando #caraiva
  • É muito ou pouco brega tirar foto com placas?! 🙄 Não resisti à essa que encontrei no Parque dos Poderes pedindo para não dar comida aos animais, achei fofa e fiz minha mãe passar vergonha junto comigo pra tirar essa foto! 🦝 (me julguem kkkkkk)
.
.
Mas pq não pode dar comida aos bichinhos❓Pq fazem eles perderem alguns hábitos naturais. Na natureza, eles encontram o tipo certa de alimentação que precisam (frutas, pequenos mamíferos e aves), e quando damos guloseimas eles mudam a sua dieta e deixam de procurar os próprios recursos alimentares. .
.
Então vamos ficar somente admirando eles, apesar da vontade de dar comidinhas e levá-los para casa! 💗 .
.
. 🏆Use #OmundoEminhasVoltas para ser destaque nos Stories! 📸
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ 📣Facebook: /omundoeminhasvoltas
📣Blog: www.omundoeminhasvoltas.com
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __
#profissaoaventura #travellife #praia #dicasdeviagem #RBBViagem #revistaviajar #queroviajarmais #revistaqualviagem #trancoso #blogmochilando #goprobr #vocenomundo #legaléviajar #nature #temqueir #fantrip  #avidapede #vcmochilando #euvounajanela #portoseguro #arraialdajuda #campogrande #Bahia #artrodese #artrodeselombar #caraivando #parquedospoderes
  • Quantos likes essa dinossaurinha merece? 🦖💙
.
.
Ela sorriu e olhou para a foto, então achei que merecia vir para o Feed! 😍 Não temos praia em Campo Grande, mas aos domingos a avenida fecha para todos passearem. Famílias com seus cachorros, galera se exercitando, capivaras, quatis e araras tudo junto e misturado. É uma delicia! Hoje fiz meus primeiros 5km depois da cirurgia na coluna... Mais uma vitória para o caderninho! 💪
.
.
Ótimo domingo para todooos! A Mel manda lambeijos para seus fãs 😋😎🤤
.
.
.
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ 🏆Use #OmundoEminhasVoltas para ser destaque nos Stories! 📸
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ 📣Facebook: /omundoeminhasvoltas
📣Blog: www.omundoeminhasvoltas.com
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __
#profissaoaventura #travellife #praia #dicasdeviagem #RBBViagem #revistaviajar #queroviajarmais #revistaqualviagem #trancoso #blogmochilando #goprobr #vocenomundo #legaléviajar #nature #temqueir #fantrip  #avidapede #vcmochilando #euvounajanela #portoseguro #arraialdajuda #campogrande #Bahia #artrodese #artrodeselombar #caraivando #caraiva

Facebook


reserve seu hostel

Encontre sua hospedagem



Booking.com

alugue seu carro

seguro viagem

Esse blog faz parte:

Blog Membro do RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Mais Lidos

Praga

Casal faz mochilão em 10 países na lua de mel

E se você tivesse que escolher entre fazer uma festa para amigos e familiares ou uma super viagem? Qual seria a sua escolha? No nosso caso, escolhemos fazer uma festa com poucos convidados e de presente fizemos uma vaquinha online através do site iCasei. Como isso funciona? Os convidados que querem presentear o casal, entra […]

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe :)Share on Facebook
Facebook
15Pin on Pinterest
Pinterest
0Share on Google+
Google+
0Share on Tumblr
Tumblr
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
o_mundo_e_minhas_voltas

17 Dúvidas frequentes de um mochilão

Oi galerinha! Voltei do meu #mochilãocommala cheia de histórias para contar, fotos para postar e dicas para dar (juro que essa rima não foi proposital haha). Foram 10 países e 18 cidades ao total e durante minha viagem muita gente veio tirar dúvida sobre mochilão e viagem em geral, tentei responder todo mundo durante esse […]

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe :)Share on Facebook
Facebook
15Pin on Pinterest
Pinterest
0Share on Google+
Google+
0Share on Tumblr
Tumblr
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
O_Mundo_e_Minhas_voltas

Casal troca festa de casamento por mochilão em 21 países

Quem nunca sonhou em largar o emprego e viver um período sabático poraí? Muitas vezes nos faltam coragem, ou até mesmo dinheiro… Mas quando tudo é bem planejado a chance de dar certo é muito maior. E como eu amo histórias inspiradoras, vim aqui contar uma pra vocês sobre um casal que trocou a festa […]

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe :)Share on Facebook
Facebook
15Pin on Pinterest
Pinterest
0Share on Google+
Google+
0Share on Tumblr
Tumblr
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
error: Ooops!