Vejo muitas pessoas ansiosas aguardando a notícia de que as fronteiras se abriram para voltar o planejamento de cair no mundão. Porém, a maioria dos jornais não mostra um cenário muito favorável, pelo contrário, são muitas incertezas e dúvidas. Então, resolvi (tentar) encontrar notícias positivas no meio de tanta coisa ruim, para que juntos consigamos ter um sopro de esperança e nos apegar naquilo que faz o nosso coração vibrar: VIAJAR!

Países do continente europeu começam a relaxar as medidas de isolamento social e reabrir suas fronteiras. Maioria relaxa trânsito com vizinhos, mas mantém veto a viajantes de outros continentes pelo menos até junho.

A retomada de viagens internacionais pós-coronavírus deve ser lenta e gradual, já que a pandemia não foi totalmente superada e deve mudar a rotina do turismo no futuro.

Algumas companhias aéreas já planejam retomar voos para o Brasil a partir de maio, o que deve ajudar na normalização do cenário e o planejamento de próximas viagens.

No entanto, é importante dizer que não é possível afirmar com precisão a data do retorno, uma vez que a decisão depende do governo de cada país.

Segue abaixo o posicionamento atual dos principais países com relação a retomada dos voos, reabertura de fronteiras e permissões para viagens internacionais.


África do Sul

Os voos para a África do Sul continuam suspensos, no entanto, o governo planeja flexibilizar as restrições. Ao invés de medidas nacionais, um novo sistema de alertas que varia conforme as condições locais de cada província deve ser implementado em breve.

africa-do-sulAlemanha

A Alemanha anunciou a reabertura com Luxemburgo e também anunciou um plano gradual para a reabertura das fronteiras do país por conta da diminuição dos casos do novo coronavírus, informando que pretende voltar à “normalidade” a partir de 15 de junho.

Argentina

A Administração Nacional de Aviação (ANAC) da Argentina suspendeu todos os voos domésticos e internacionais, permitindo que as companhias vendam somente passagens com datas a partir de 1º de setembro. Dependendo do fim da quarentena, a data pode ser revista. Por enquanto, a quarentena na Argentina segue estendida até 24 de maio, com chances de ser prorrogada novamente.

Austrália

Austrália e Nova Zelândia planejam uma “bolha de viagem” entre os dois países. Representantes do governo estão discutindo a criação de um corredor especial, permitindo o livre trânsito de passageiros entre as duas nações, já que ambas estão conseguindo controlar os casos de contágio interno. No entanto, a entrada de passageiros na Austrália continua suspensa, salvo casos de cidadãos, residentes permanentes e exceções diplomáticas.

Canadá

A companhia canadense Air Canada pretende retomar seus voos de Toronto para São Paulo em 1° de junho, com três frequências semanais. O retorno dos voos diários na rota ainda não está com data programada. A entrada de passageiros no Canadá continua suspensa, exceto para cidadãos, residentes permanentes e exceções diplomáticas.

Dinamarca

A Dinamarca está com as fronteiras fechadas desde 14 de março para todos os não cidadãos, o que inclui a proibição de turismo e férias. “Os estrangeiros que não puderem fornecer um propósito digno de entrar na Dinamarca terão a entrada negada na fronteira”, disse o Primeiro-Ministro dinamarquês.

Espanha

A Associação de Hotéis das Ilhas Baleares, na Espanha, pediu para fazer um “teste” com turistas. A ideia é reabrir os serviços turísticos por 15 dias a partir de 15 de junho e garantir que as Ilhas sejam um destino seguro.

Já a companhia aérea espanhola Air Europa pretende retomar seus voos de Madri para o Brasil em junho, sem data exata prevista.

A entrada de estrangeiros permanece proibida na Espanha, exceto para passageiros vindos da maioria dos países europeus, residentes, diplomatas, ou que possam comprovar motivos familiares ou humanitários.

Estados Unidos

A American Airlines pretende retomar os voos de Miami para São Paulo no dia 4 de junho. Já os voos de Miami para o Rio de Janeiro, de Nova York para São Paulo e de Dallas para São Paulo estão previstos para o dia 7 de julho.

Já a Delta deve retomar os voos de Atlanta para São Paulo a partir de 3 de junho e de Nova York para São Paulo e de Atlanta para o Rio de Janeiro a partir de 2 de julho. Em relação à United, os voos de Houston para São Paulo seguem com operação diária prevista entre 4 de maio e 5 de julho.

A partir de 6 de julho devem ser retomados os voos de Houston para o Rio de Janeiro e de Newark para São Paulo. As operações de Chicago e Washington para São Paulo devem ser normalizadas somente a partir de 24 de outubro.

A reabertura do parque DISNEY SPRINGS, em Orlando, na Flórida está prevista a partir de 20 de maio. A reabertura acontecerá em fases, seguindo as recomendações das autoridades de saúde e do governo, começando por lojas e restaurantes que não são propriedade da Disney.

França

A Air France planeja retomar seus voos de Paris para o Rio de Janeiro a partir de 18 de junho. O plano inicial é operar um voo semanal. Os três voos semanais para São Paulo seguem normalmente.

As fronteiras da França permanecem fechadas para nacionais de fora da União Europeia, salvo residentes permanentes e exceções diplomáticas.

Irlanda

A Irlanda não fechou as fronteiras, mas exige que todos os passageiros recém-chegados sejam encaminhados para quarentena domiciliar por 14 dias. Hotéis, museus e galerias estão com reabertura prevista para 20 de julho, mas os pubs devem permanecer fechados pelo menos até 10 de agosto.

Itália

O presidente do Conselho Nacional de Turismo da Itália (ENIT), Giorgio Palmucci, disse que a Itália não fechará aos turistas este ano. “O turismo na Itália vai recomeçar, com todas as precauções e o máximo de segurança”.

A Itália recentemente também reabriu alguns postos fronteiriços com a Suíça, e estuda antecipar a reabertura de bares e restaurantes. Uma das regiões mais visitadas do País, a SICÍLIA prometeu “pagar” os turistas que decidirem visitar o destino, por meio de subsídios e descontos em hotéis.

Já a companhia italiana Alitalia havia afirmado que queria retomar o voo de Roma para São Paulo em 16 de maio, com três frequências semanais.

No entanto, os voos do Brasil para a Itália no mês de junho foram suspensos. Por enquanto, ainda não é permitida a entrada de passageiros na Itália, com exceção de residentes permanentes e cidadãos.

Nova Zelândia

Nova Zelândia e Austrália planejam um corredor especial entre os dois países. Representantes do governo estão discutindo a criação de uma “bolha de viagem”, permitindo o livre trânsito de passageiros entre as duas nações, já que ambas estão conseguindo controlar os casos de contágio interno. No entanto, a entrada de passageiros na Nova Zelândia continua suspensa, salvo casos de cidadãos, residentes permanentes e exceções diplomáticas.

Portugal

Portugal anunciou recentemente o fim do estado de emergência e suspendeu a quarentena desde 3 de maio. O primeiro-ministro português já havia dito que pretende relaxar as restrições a escolas, lojas, restaurantes e espaços culturais.

A retomada das atividades, no entanto, acontecerá por etapas. Creches e shoppings só serão abertos em 1º de junho. A companhia portuguesa TAP pretende retornar suas operações no Brasil de forma gradual a partir do dia 21 de maio operando voos para Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

A partir de 22 de maio a TAP pretende retomar os voos para Belo Horizonte, a partir de 2 de junho para Brasília, de 4 de junho para Salvador e Belém, de 5 de junho para Fortaleza, de 6 de junho para Maceió e de 4 de julho para Natal.

Por enquanto a entrada de passageiros permanece restrita em Portugal, exceto para os que vêm da maioria dos países europeus, residentes, diplomatas, ou que possam comprovar motivos familiares.

Tailândia

Desde 3 de maio a Tailândia autorizou a reabertura de aeroportos, estações de trem, restaurantes, campos de golfe e outros estabelecimentos, numa flexibilização gradual do lockdown instaurado no país. No entanto, os voos para a Tailândia seguem suspensos até o dia 30 de maio.


As informações vêm se atualizando muito rapidamente, então se você tiver alguma novidade sobre um país, deixe aqui nos comentários e compartilhe com a gente, ta bom? 😉 

Fonte: Melhores Destinos

Booking.com

Livia Zanon
Sou Campo-Grandense mas pertenço à este mundão. Apaixonada em compartilhar as experiências, dicas, perrengues e toda transformação que viajar trouxe à minha vida, criei o blog para inspirar as pessoas a saírem da zona de conforto e viverem coisas incríveis. Viajar é o que faz me sentir viva!

Planeje a sua viagem

Prefere casa ou apartamento? Utilize nosso cupom de desconto de R$ 130,00 no Airbnb e tenha uma experiência diferente e mais econômica de hospedagem.

Não esqueça do Seguro Viagem! Faça sua cotação na SegurosPromo para encontrar o seguro que você precisa. Utilize o cupom MINHASVOLTAS5 e ganhe 5% de desconto.

Encontre a sua hospedagem com o nosso parceiro Booking e Hostel em qualquer lugar do mundo através do  Hostelworld.

Precisa alugar um carro? Reserve pela RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil já conectado e com o celular funcionando durante a viagem.  Com o EasySim4u você tem acesso à internet 4G nos Estados Unidos e Canadá e mais de 140 países.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

autora

Sou Campo-Grandense mas pertenço à este mundão. Apaixonada em compartilhar as experiências, dicas, perrengues e toda transformação que viajar trouxe à minha vida, criei o blog para inspirar as pessoas a saírem da zona de conforto e viverem coisas incríveis. Viajar é o que faz me sentir viva!

receba as novidades por e-mail

Instagram

Instagram did not return a 200.

Facebook


reserve seu hostel

Encontre sua hospedagem



Booking.com

alugue seu carro

seguro viagem

Esse blog faz parte:

Blog Membro do RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

 

Loja

Mais Lidos

Roteiro de 5 dias na Amazônia

Tudo começou quando eu ganhei um passeio de 3 dias na Selva Amazônica num sorteio realizado pelo Caio Travels (conto melhor essa história no Instagram @omundoeminhasvoltas) e oferecido pela Iguana Tour. Confesso que Manaus nunca foi um destino que estivesse na minha lista de desejos em conhecer, e que hoje indico de olhos fechados pois […]

o_mundo_e_minhas_voltas

Roteiro econômico de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen

Oi pessoal! Tudo bem? Vim aqui contar mais detalhes do meu roteiro econômico de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen, e já adianto que a viagem foi MUITO MAIS MARAVILHOSA do que eu imaginava! O primeiro destino foi Cancun, uma cidade que fica na costa do estado de Quintana Roo, no México, em uma península que se tornou […]

Como analisar a tábua de marés

Oi pessoal! Hoje vim tirar a dúvida de muitos de vocês quando o assunto é tábua de marés. Sempre que alguém vem à Bahia, quer visitar a famosa Praia do Espelho em Trancoso, e encontrar o “Caribe Baiano” em suas águas cristalinas. Acontece, que quase ninguém informa ao turista que é preciso analisar a maré antes […]

error: Ooops!