No Brasil, ainda temos um certo preconceito quando o assunto é se hospedar em um hostel/albergue, talvez por falta de informação ou até mesmo de vivência em um pelo mundo. Eu fiquei em um hostel pela primeira vez na vida há 7 anos atrás quando fiz meu intercâmbio para Londres e posso dizer que grande parte das minhas boas memórias, foram neles e hoje em dia sou viciadinha em um hostel. Quem já se hospedou sabe do que eu estou falando mas pra você que ainda não conhece, por qualquer motivo que seja, aqui vão algumas vantagens e desvantagens de se jogar nessa experiência.

Vantagens de ficar em um Hostel

  • Economia: Quando viajamos sabemos que o dinheiro é contado e na maioria das vezes não podemos nos dar o luxo de ficar em hotéis 5 estrelas. Acontece, que geralmente só de se falar em “Hotel” fora do Brasil você já vai pagar um valor alto por isso e até mesmo dentro do Brasil, um lugar que vamos utilizar somente para descansar algumas horinhas para depois continuar a desbravar a cidade/País que você esteja viajando. Dessa maneira, ficar em um hostel ajudará muito a economizar sua viagem.
  • Quartos privativos e compartilhados: Não existem só quartos compartilhados em hostel, também há quartos privativos e em alguns lugares até com suíte, como por exemplo o Hostel Tô em Casa em Salvador que eu fiquei, quarto limpinho, café da manhã delícia e ótima localização. Os quartos privativos são um pouquinho mais caros que os compartilhados, claro, mas ainda assim vale a pena.
  • Conhecer gente do mundo inteiro: Tem coisa melhor do que conhecer novas culturas, costumes, pessoas, trocar experiências, abrir os horizontes, desfazer de pré-conceitos?! Eu particularmente, amo essa troca que acontece em hostel, muita gente que está ali está na mesma vibe que você e quem não estiver acaba entrando automaticamente. No carnaval de 2015 passei no Rio de Janeiro e uma amiga ficou no Hostel Che Lagarto de Ipanema, um dia fomos visitá-la para matar a saudade do clima de hostel pois não pudemos ficar dessa vez por lá, quando percebi estava conversando com gente dos Estados Unidos, Argentina, Suíça… Todo mundo bebendo junto e dançando no meio da recepção, um clima bem gostoso!
  • Limpeza e organização: É claro, que para toda regra existem exceções né gente?! Mas na maioria dos hostels que eu fiquei era tudo bem limpo e organizado como um hotel, principalmente os fora do Brasil. É preciso ficar atento pois existem algumas franquias como por exemplo a Che Lagarto e em cada lugar é um uma administração diferente, então você pode ir em uma cidade e ser bom e na outra nem tanto.
  • Se sentir em casa: O clima geralmente é amigável para você se sentir em casa, tem internet wi-fi, alguns café da manhã e em sua maioria funcionários animados e simpáticos para te atender. No Brasil ainda é preciso muito treinamento e adaptação em hostel pois algumas vezes ainda deixa muitos pontos a desejar comparando com os que você encontrar fora do País, porém acredito que aos poucos esse cenário vai mudando e teremos cada vez mais ótimos hostels para nos hospedar por aqui.

Desvantagens de ficar em um Hostel

  • Barulho: Pra quem quer tranquilidade, silêncio e calmaria talvez não seja uma boa ideia ficar em um hostel, porque as pessoas que ali estão hospedadas querem festa, animação, música, interação e todo aquele clima de quem está aberto para novas experiências.
  • Banheiro compartilhado: Como citei acima, alguns quartos são suítes mas a maioria são compartilhados com banheiro externo que precisa ser compartilhado. Nem sempre você vai encontrar tudo limpinho e no lugar, isso depende muito de cada hostel é preciso estar preparado e sem muitas exigências para encarar.
  • Sem privacidade: Pra quem tiver que compartilhar quarto em um hostel pode acontecer de você ter acabado de pegar no sono e chegar alguém de uma balada e acender a luz ou também se você quiser tomar café da manhã em uma mesa só com pessoas que você conheça, esquece! Hostel é feito para você compartilhar a vida em geral inclusive a mesa do café da manhã e pode acreditar, vai ser uma delícia essa troca logo de manhã antes de começar o dia… Você pode até ganhar novos amigos ou parceiros para aproveitar o dia na cidade.
  • Não tem restaurante: Você se sente tão em casa em um hostel que você pode ir ao mercado fazer umas comprinhas e fazer seu próprio almoço, lanche e jantar se não quiser gastar comendo fora. Sempre vão fornecer utensílios e o espaço de cozinha para quem quiser fazer um miojo ou um sanduíche e no final da sua viagem vai perceber que isso ajudou a economizar bastante.

Confesso que acho mais vantagens do que desvantagens de se ficar em um Hostel afinal de contas eu fiz grandes amizades e até conheci meu marido em um (hehehe!). É importante que você pesquise antes de se hospedar e veja os comentários de quem já passou por lá, assim vai conseguir ter a real impressão do lugar. Se estiver viajando para fora do Brasil com certeza vai encontrar hostels melhores que hotéis e com uma infraestrutura incrível que vai chegar a pensar: “Mas isso não é um hostel, parece um hotel!” Quem sabe um dia chegaremos nesse nível aqui no Brasil né?! Enquanto isso, a gente vai curtindo os que temos por aqui… E o meu próximo hostel será em Arraial D`Ajuda na Bahia, espero ter uma ótima experiência, voltarei aqui para contar pra vocês. 🙂

Abaixo os hostels que já fiquei no Brasil e gostei:

Tô em Casa | Salvador-BA

Che Lagarto | Ipanema-RJ

Um site bacana para pesquisar Hostel no mundo inteiro:

Hostel World

Booking.com

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe 🙂Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Share on Tumblr
Tumblr
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Livia Zanon
Campo-Grandense de nascimento mas pertencente à este mundão. Se formou em Direito por um acidente de percurso e hoje trabalha como Consultora de Intercâmbio. Apaixonada em compartilhar as experiências, dicas e perrengues de viagens, criou o blog para inspirar as pessoas a caírem no mundo da melhor maneira. Viajar é o que te faz se sentir viva!

Planeje a sua viagem

Prefere casa ou apartamento? Utilize nosso cupom de desconto de R$ 130,00 no Airbnb e tenha uma experiência diferente e mais econômica de hospedagem.

Não esqueça do Seguro Viagem! Faça sua cotação na SegurosPromo para encontrar o seguro que você precisa. Utilize o cupom MINHASVOLTAS5 e ganhe 5% de desconto.

Encontre a sua hospedagem com o nosso parceiro Booking e Hostel em qualquer lugar do mundo através do  Hostelworld.

Precisa alugar um carro? Reserve pela RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil já conectado e com o celular funcionando durante a viagem.  Com o EasySim4u você tem acesso à internet 4G nos Estados Unidos e Canadá e mais de 140 países.

Tags: , , , , , , ,

3 comentarios en “Vantagens e desvantagens de ficar em um Hostel”

  1. Greycy disse:

    Oi Livia,
    Eu estou começando agora a “saga” de plenajar uma viagem p Europa em 2018 (provavelmente em Maio), e goataria mto de saber mais detalhes de ficar em hostel por lá?
    Uma das maiores dúvidas, tem como guaradar as malas? …enqnto saimos de dia p/ conhecer a cidade.

    1. Livia Zanon disse:

      Oiiii Greycy!! Obrigada pelo comentário ! 😀 Tem sim a opção de deixar as coisas trancadas enquanto você está fora do quarto compartilhado . Alguns lugares cobram uma taxa pela chave , aqui na Irlanda são 2 Euros e no final quando vc devolver a chave eles te devolvem os 2 Euros 🙂 Em quarto privativo vc não tem esse “problema” pq vc tranca e leva a chave do quarto com vc! Qualquer dúvida só gritar, espero ter ajudado. Beijos, Livia

Deixe uma resposta

autora

Campo-Grandense de nascimento mas pertencente à este mundão. Se formou em Direito por um acidente de percurso e hoje trabalha como Consultora de Intercâmbio. Apaixonada em compartilhar as experiências, dicas e perrengues de viagens, criou o blog para inspirar as pessoas a caírem no mundo da melhor maneira. Viajar é o que te faz se sentir viva!

receba as novidades por e-mail

Instagram

  • Engraçado quando a gente pára para pensar na vida e faz um balanço de quem continua e quem já não faz mais parte dela né?! Em alguns momentos parece que você pode contar com várias pessoas, e que muitos tem empatia com o seu momento. Mas, acontece que falar é fácil, na prática já não é bem assim. E é apenas com o tempo que percebemos, com sinceridade, quem sempre esteve ali POR VOCÊ! O ser humano é telespectador da vida alheia, e na maioria das vezes quer mesmo é ver o OCO 😜 A real, é que uma vida de rede social engana muita gente, e que raros serão os que realmente se importam, a maioria tirará sua própria conclusão e foda-se. Sigo feliz, pela vida ter me mostrado quem sempre e quem nunca esteve cmg durante os últimos anos... Uma vida massa na internet não mostra 1% dos perrengues e da realidade por trás das câmeras. Estou meio sumidinha daqui, mas continuo grata por quem permanece, pelas amizades sinceras e transparentes que conquistei. Por uma vida de menos aparências e mais realidade. E o que não for leve... Que a vida leve. 🦋✨🍃#omundoeminhasvoltas
  • “Bom mesmo é deixar-se ser rio.
Correr de forma transparente nossas crenças, abençoando a cada dia amanhecido nossa sorte. 
Agradecendo a fluidez da vida, mergulhando nossas atitudes com cuidado, no raso, na margem e depois disso jogar-se em águas profundas sem temer o curso da historia. 
Não afunda quem aponta pra fé e rema. Virar oceano é o primeiro passo para o rio que beija o mar.” (Lilian Vereza) 🌊🐚✨☘️ .
.
.
#omundoeminhasvoltas
  • COMO ESTUDAR E TRABALHAR LEGALMENTE NA NOVA ZELÂNDIA:
.
Aaaah Nova Zelândia, ainda nem te conheço mas já estou apaixonada!! Um destino perfeito para quem gosta de natureza, praias, montanhas, cachoeiras e rolês radicais. Será que meus pinos na coluna iriam gostar de lá? Hauahua Não sei, mas eu com certeza ia AMAR! 😎
.
.
Trabalhamos com as cidades de #Auckland e #Queenstown
.
Dados de Auckland:
🔺Salário mínimo: NZD 16,50 por hora
🔺Habitantes: Aprox. 1.4 milhões
🔺Alta temporada: Novembro a Fevereiro
🔺Idade mínima: 18 anos
🔺Visto Estudo + Trabalho: A partir de 14 semanas. Processo online. Comprovação financeira de NZD 1.250/mês de permanência, até 30 anos de idade pode usar patrocinadores de primeiro grau. Comprovação de vínculos (graduação ou pós)/trabalho estável 1 ano ou mais. Comprovante de rendimentos mensais (+- R$2.500,00).
🔺Permissão de trabalho durante o curso: 20h/semanais
💰Média de custo de vida semanal: Acomodação (NZD 180), Alimentação (NZD 70), Transporte (NZD 30), Lazer (NZD 50).
.
.
‼️Diferenciais Egali: Temos um escritório base em Auckland aberto em horário comercial, com uma equipe para dar suporte pós embarque, na abertura de conta bancária, dicas, informações, Walking Tour e renovação de visto. Além disso, temos acomodação própria (Egali House), vendemos câmbio e passagens aéreas com preços diferenciais para alunos. .
Minha amiga Di está morando já há algum tempo por lá e compartilhou essa foto feeeeia com a gente! Socorro! @oqueeuvjonanz aguenta aí que um dia vou te visitar hein!! ❤ Eaí, curtiram a Nova Zelândia? Deixem as dúvidas nos comentários! 😉 #omundoeminhasvoltas
  • COMO ESTUDAR E TRABALHAR LEGALMENTE NO CANADÁ:
.
O Canadá é um país lindíssimo de primeiro mundo, onde tudo é impecável e funciona de forma incrível. Nós brasileiros, ficamos maravilhados com a organização das cidades e também com uma beleza natural surreal! 💙
.
Trabalhamos com #Toronto, #Vancouver, #Montreal, #Victoria
.
Dados de Toronto:
🔺Salário mínimo: CAD 14,00 por hora
🔺Habitantes: Aprox. 2.5 milhões
🔺Alta temporada: Junho a Setembro
🔺Idade mínima: 19 anos
🔺Visto Estudo + Trabalho: A partir de 26 semanas. Processo online. Comprovação financeira de CAD 1.000/mês de permanência, até 30 anos de idade pode usar patrocinadores de primeiro grau. Comprovação de vínculos (graduação ou pós)/trabalho estável 1 ano ou mais. 🔺Comprovante de rendimentos mensais (+- R$3.000,00).
🔺Cursos que permitem trabalhar: Administração, Marketing, Turismo, Design, Tecnologia da Informação, entre outros... Cursos de idiomas não qualificam para obter a permissão para trabalhar.
💰Média de custo de vida semanal: Acomodação (CAD 255), Alimentação (CAD 80), Transporte (CAD 30), Lazer (CAD 60).
Importante: É necessário nível de inglês intermediário/avançado.
.
.
‼️Diferenciais Egali: Temos um escritório base em Toronto aberto em horário comercial, com uma equipe para dar suporte pós embarque, dicas, informações e Walking Tour. Além disso, temos acomodação própria (Egali House), vendemos câmbio e passagens aéreas com preços diferenciais para alunos. .
.
Como o custo de vida é alto no país, é possível não conseguir se sustentar com o salário mínimo fornecido. Dessa maneira, orientamos levar uma reserva de dinheiro ou ter alguém para ajudar financeiramente durante o programa de intercâmbio. Na foto minha amiga linda @nahguilhen que morou um tempo por lá, obrigada Nah por liberar o uso da sua imagem e compartilhar com a galera esse lugar LINDO! ❤ São muitos detalhes para o visto no Canadá, se tiverem dúvidas, mandem por aqui! #omundoeminhasvoltas

Facebook


reserve seu hostel

Encontre sua hospedagem



Booking.com

alugue seu carro

seguro viagem

Esse blog faz parte:

Blog Membro do RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

 

Loja

Mais Lidos

o_mundo_e_minhas_voltas

Roteiro econômico de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen

Oi pessoal! Tudo bem? Vim aqui contar mais detalhes do meu roteiro econômico de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen, e já adianto que a viagem foi MUITO MAIS MARAVILHOSA do que eu imaginava! O primeiro destino foi Cancun, uma cidade que fica na costa do estado de Quintana Roo, no México, em uma península que se tornou […]

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe :)Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Share on Tumblr
Tumblr
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Como analisar a tábua de marés

Oi pessoal! Hoje vim tirar a dúvida de muitos de vocês quando o assunto é tábua de marés. Sempre que alguém vem à Bahia, quer visitar a famosa Praia do Espelho em Trancoso, e encontrar o “Caribe Baiano” em suas águas cristalinas. Acontece, que quase ninguém informa ao turista que é preciso analisar a maré antes […]

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe :)Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Share on Tumblr
Tumblr
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
O_Mundo_e_Minhas_voltas

Casal troca festa de casamento por mochilão em 21 países

Quem nunca sonhou em largar o emprego e viver um período sabático poraí? Muitas vezes nos faltam coragem, ou até mesmo dinheiro… Mas quando tudo é bem planejado a chance de dar certo é muito maior. E como eu amo histórias inspiradoras, vim aqui contar uma pra vocês sobre um casal que trocou a festa […]

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe :)Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Share on Tumblr
Tumblr
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
error: Ooops!