Já li em alguns lugares sobre lista de motivos pelos quais viajar acabou com a vida de alguém, então eu decidi fazer a minha própria lista.
Tudo começou em Dezembro de 2010 quando embarquei para um intercâmbio de 03 meses em Londres, com apenas 20 anos de idade, mal sabia que estava prestes a mudar radicalmente minha vida.
 

         1. Perrengues que fazem crescer fora da Zona de Conforto

Lembro certinho eu chegando ao aeroporto de Londres, com uma mala tamanho família, uma pastinha na mão cheia de documentos e morrendo de medo da imigração. O primeiro desafio foi preencher o papel com várias informações em inglês, eu consegui errar 4 vezes – sem exagero – por conta do nervosismo e de estar sozinha naquela situação. Vários outros como sair de casa muito cedo – ainda escuro – para ir para escola embaixo de neve e muito frio; andar pela primeira vez de metrô sem ter ideia em qual estação ter que parar; voltar para casa de madrugada de ônibus; fazer roteiros de como chegar; o que fazer no lugar;, como se locomover; comer; onde dormir; se o dinheiro vai dar para passar o resto do tempo que você pretende ficar (…) Todos esses detalhes que fazem uma viagem inesquecível e única, que você só vive fora da sua zona de conforto. Mas nem sempre é fácil se manter fora da zona de conforto, muitas vezes sem perceber já estamos em uma, criamos rotina e de repente estamos presos novamente ao que a sociedade nos impõe. O jeito é acharmos o equilíbrio entre uma coisa e outra, tarefa difícil né? Mas levo pra minha vida como um exercício diário, dia após dia, tente você também… Aos pouquinhos chegaremos lá!

           2. Sensação de liberdade

Talvez no começo pareça desesperador o fato de você estar com pessoas de outras culturas, outras línguas e outros hábitos que você, mas com o passar dos dias essa sensação de liberdade de poder ir e vir pra onde quiser e se sentir dona do “próprio nariz” é fenomenal. Além disso, você ser quem você quiser, vestir o que se sentir melhor e ter o cabelo da cor que bem entender, são exemplos do cotidiano na cultura Londrina e foi por esses e outros motivos que me apaixonei pela cidade, pela capacidade de fazer você se sentir: LIVRE. Vamos combinar que não é mole encontrar essa sensação em qualquer lugar não é mesmo? A maioria estabelece padrões a serem seguidos, o que entra diretamente em conflito com o que vivemos naqueles dias leves. Por isso, não é fácil não!

 3.  Não conseguir ter raízes

Quando você está fora fica acostumado a fazer e desfazer malas, dormir com a galera e não ter muita privacidade, sempre ter alguma coisa nova pra conhecer e explorar e muitos amigos para dividir os momentos incríveis. Quando voltamos pra vida real temos que nos readaptar a criar raízes, claro que como tudo na vida, tem o lado bom, mas logo você começa a sentir falta de não planejar muito as coisas, de não ter um emprego fixo por muito tempo, de não querer comprar uma casa porque se sente preso então prefere viver de aluguel, etc.

 4. Desapego de bens materiais

Acredito que a maioria das pessoas tem o desejo em comum de querer ter uma casa própria, um carro, uma roupa de marca, um eletrônico da moda, um celular com muitas funções… Mas, para quem fez intercâmbio a vontade de ter esses bens diminui muito uma vez que a única importância resume-se em: juntar dinheiro para a próxima viagem. E por que isso acabou com minha vida? Simplesmente porque ter o sonho de “conhecer o mundo” é bastante abstrato e a sensação é de estar sempre insatisfeito com tudo e só importa uma coisa na vida: conhecer o máximo de lugares que você conseguir, deixando os bens materiais e “sonhos comuns” de escanteio e se tornando uma pessoa esquisita para quem está de fora e não viveu essa experiência.

 5. Faz você se sentir um peixe fora d’água quando volta

Impossível esquecer o momento em que eu entrei no avião para voltar ao Brasil, peguei o telefone e liguei – ali no avião mesmo – para uma grande amiga que tinha feito durante a viagem, chorando, aos prantos, falando a seguinte frase entre soluços: “Eu não quero voltar!”
Mas, eu voltei. Além do dinheiro ter acabado eu precisava terminar a faculdade, e era totalmente fora da minha realidade continuar vivendo aquele sonho de ter como preocupação: ir para escola de inglês, sair e ir conhecer algum ponto turístico, programar viagens com os amigos novos, contemplar aqueles cenários de filme – falava isso toda hora -, tomar um chocolate quente no meio da rua com a fumacinha saindo da boca – achava um charme – , ver a neve pela primeira vez, procurar a balada mais legal do dia – e que fosse barata -, enfim, tudo era novidade, tudo era maravilhoso.
Chegando à realidade, a readaptação não foi fácil (não é até hoje, diga-se de passagem). Para a maioria das pessoas que eu conversava, contava as experiências e a minha “depressão pós-intercâmbio”, não conseguia compreender. Então, com o passar dos dias eu me sentia cada vez mais um peixe fora d’água, sem conseguir interagir com as pessoas e lugares, pois havia uma coisa que não saía do meu pensamento: “quero viajar mais, quero voltar, aqui não é mais o meu lugar.”
Parece meio melancólico tudo isso, mas vejo pelo lado positivo, de sempre ter me impulsionado a não ficar parada, não se acomodar, sempre querer algo diferente, afinal de contas dessa vida não levamos nada além dos sentimentos e experiências vividas.
Alguns questionamentos sempre estiveram presentes no meu dia a dia: Será que estou sozinha nisso tudo? Será que só eu me sinto esquisita assim? Será que o intercâmbio realmente acabou com a minha vida?
Seja qual for a resposta, eu não mudaria nada do que já vivi até hoje!
Eu não me considero a mesma pessoa que embarcou naquele aeroporto rumo ao frio Europeu, voltei com a bagagem cheia de reflexões, ideias, novos sonhos, vontades, menos julgamentos e preconceitos. Além de muitos planos para novas viagens, é claro. E você, voltou o mesmo? Me conte, não me deixe sozinha nessa! rs
Após Londres, estive 40 dias na África do Sul, acha que eu sosseguei? Jamais. Continuo programando qual será a minha próxima parada.
Quer saber mais sobre intercâmbio? O blog Mala de Viagem explica tudo direitinho aqui!
Booking.com

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe 🙂Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Share on Tumblr
Tumblr
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Livia Zanon
Campo-Grandense de nascimento mas pertencente à este mundão. Se formou em Direito por um acidente de percurso e hoje trabalha como Consultora de Intercâmbio. Apaixonada em compartilhar as experiências, dicas e perrengues de viagens, criou o blog para inspirar as pessoas a caírem no mundo da melhor maneira. Viajar é o que te faz se sentir viva!

Planeje a sua viagem

Prefere casa ou apartamento? Utilize nosso cupom de desconto de R$ 130,00 no Airbnb e tenha uma experiência diferente e mais econômica de hospedagem.

Não esqueça do Seguro Viagem! Faça sua cotação na SegurosPromo para encontrar o seguro que você precisa. Utilize o cupom MINHASVOLTAS5 e ganhe 5% de desconto.

Encontre a sua hospedagem com o nosso parceiro Booking e Hostel em qualquer lugar do mundo através do  Hostelworld.

Precisa alugar um carro? Reserve pela RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil já conectado e com o celular funcionando durante a viagem.  Com o EasySim4u você tem acesso à internet 4G nos Estados Unidos e Canadá e mais de 140 países.

16 comentarios en “5 motivos pelos quais o intercâmbio acabou com a minha vida”

  1. Livia, seu relato está perfeito! Fiz dois intercâmbios quando era mais novo (aos 15 e 16 anos) e a minha sensação não poderia ter sido mais bem descrita! Com certeza aqueles meses mudaram totalmente minha vida. Adorei ler (e me identificar) com o seu relato. Grande beijo.

    1. Livia Zanon disse:

      Thiago, fico feliz que não esteja sozinha em todos esses sentimentos hehehe Que bom que vc teve boas experiências também… Foi a melhor época da minha vida com certeza! Beijo e obrigada pelo elogio! =)

  2. Gabriela disse:

    Muito bom! Adorei o título. E é bem isso mesmo. Uma vez que o bichinho da viagem te pica, cabô sossego.

    1. Livia Zanon disse:

      Vicia né? hehe =)

  3. tikdeviagem disse:

    “Simplesmente porque ter o sonho de “conhecer o mundo” é bastante abstrato e a sensação é de estar sempre insatisfeito com tudo e só importa uma coisa na vida: conhecer o máximo de lugares que você conseguir” me identifiquei demais e nem fiz intercambio, sempre tive vontade e nunca concretizei… vejo no meu irmão, que morou 5 meses em Paris, toda essa dificuldade! TEXTO MARAVILHOSO!

    1. Livia Zanon disse:

      Que bom que curtiu o texto!! =D Espero que um dia faça intercâmbio e possa viver todos esses sentimentos!! <3

  4. casalwanderlust disse:

    Menina!!! Seu post é tão meu!!! Sabia!? Me identifiquei SUPER!
    Também cheguei no meu intercâmbio com DUAS malas de 32kg…hahaha
    E em todo o seu relato me senti representada.
    Aliás, na dificuldade de me adaptar pós intercâmbio terminei um namoro de 5 anos! hahaha
    Graças a Deus, pois hoje sou casada com um marido viajante tb 🙂
    Beijos

    1. Livia Zanon disse:

      Eu terminei um namoro antes de ir pro intercâmbio e foi a melhor coisa que eu fiz! hahaha Se não tivesse terminado antes, teria terminado durante… Tanta coisa que a gente vive, tantas pessoas, cultura, tudo novo e aquela ânsia pra aproveitar tudo… É demais!!! Que bom que curtiuuuu!! =D Beijoss

      Responder

  5. Realmente as sensações são bem essa que descreve!
    Sinto muitas delas, e olha que nunca fiz intercâmbio longo, só de 30 dias e 3 x em paises diferentes…
    Adorei o texto!!!

    1. Livia Zanon disse:

      Não precisa de muitos dias para sentir toda essa sensação boa né?? Obrigada!!

  6. viajei_compartilhei disse:

    Oi livia, achei muito bom seus texto e me identifiquei em vários momentos. Também tem aquele desprendimento emotivo, já que pessoas entram e saem da sua vida como nunca…
    Que vontade de sentir tudo de novo.

    1. Livia Zanon disse:

      Exatamente! Toda despedida é um parto mas você aprende que a vida é assim, a arte do encontro embora haja tanto desencontros pela vida =) hehe

  7. Adorei de verdade! Do tipo, muito! Hahaha nunca fiz intercambio, mas me identifiquei com muitas coisas pelo simples fato de viajar! Até me inspirei para fazer um post no mesmo estilo! Ficou muito bom mesmo!

    1. Livia Zanon disse:

      É tão bom quando nos inspiramos em posts né?? Que bom que curtiu! Vou aguardar o seu =)

  8. Trip A Doiss disse:

    Quando era mais novinha sempre pensava em fazer porém nunca tive coragem devido algumas limitações. Adorei sua matéria, bem bacana .
    Insiprador esse post !

    1. Livia Zanon disse:

      Quem sabe ainda não faça né Mari? Nunca é tarde!! =) Obrigada, beijos

Deixe uma resposta

autora

Campo-Grandense de nascimento mas pertencente à este mundão. Se formou em Direito por um acidente de percurso e hoje trabalha como Consultora de Intercâmbio. Apaixonada em compartilhar as experiências, dicas e perrengues de viagens, criou o blog para inspirar as pessoas a caírem no mundo da melhor maneira. Viajar é o que te faz se sentir viva!

receba as novidades por e-mail

Instagram

  • então não poupe. 
não se poupe.
não colecione.
se emocione.
se envolva.
viva, abrace, diga que ama.
gaste afetos. ouse. 
se divirta. fique perto.
a vida é agora.
depois, não se sabe.
nunca se sabe. 🌻
~ Monica Raouf
.
.
.
.
.
.
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ 🔹Use #OmundoEminhasVoltas para ser destaque nos Stories! 
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ 🔹Blog: www.omundoeminhasvoltas.com
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __
#profissaoaventura #travellife #praia #dicasdeviagem #RBBViagem #revistaviajar #queroviajarmais #revistaqualviagem #trancoso #blogmochilando #goprobr #vocenomundo #legaléviajar #nature #temqueir #fantrip  #avidapede #vcmochilando #euvounajanela #portoseguro #arraialdajuda #campogrande #Bahia #artrodese #artrodeselombar #caraivando #caraiva
  • 24 de Maio de 2019, hoje faz 8 meses da minha cirurgia na coluna. Que reviravolta na vida, meus amigos! Eu não tinha ideia que uns pinos mudariam TANTO uma pessoa. Ainda parece que foi ontem que vim aqui desabafar com vcs, cheia de medo de algo dar errado, de não conseguir andar mais e até de morrer. Ao mesmo tempo sentia ânsia por VIVER tudo o que não havia vivido ainda...”Como assim que não vou poder mais realizar meus sonhos?! Eu só tenho 20 e poucos anos!” Eaí o tempo passou, a cirurgia foi um sucesso, a transformação espiritual foi inevitável, a garra, força de vontade e amor próprio, só aumentaram. Porque afinal, se eu passasse por toda aquela fase horrível, eu teria que ter coragem em forma de agradecimento à Deus pela nova oportunidade de VIDA! Olhava os pássaros, o céu, as árvores, as pessoas de forma diferente, e nem preciso dizer que a mim mesma também né?! A ponto de não me reconhecer, de buscar autoconhecimento a todo instante e querer ser alguém melhor. Por alguns instantes eu pensei estar desperdiçando minha vida, não tinha vontade de fazer nada, via os dias passando de um sofá olhando o teto com mt dor e milhões de questionamentos, tentando achar uma saída no olho do furacão, e nada. Procurei ajuda de todas as maneiras que vcs possam imaginar: meditação, terapia, psiquiatra, amigos, família... Mas sabe onde encontrei saída? Em MIM MESMA! Parece clichê, eu sei, tbm achava isso antes. Mas ngm sabe das dores que passei, ngm sabe das alegrias que vivi, ngm sabe das renúncias, ngm me conhece mais que EU MESMA e por mais que tentavam me ajudar eu só consegui sair do lugar quando EU dei o primeiro passo. É... Um giro de 180 graus, mudanças, recomeços, final de alguns ciclos e começo de outros. Isso se chama VIDA. E não, ela nunca será fácil. Mas no final, vale a pena! Que vcs não precisem correr risco de vida para dar valor ao que realmente importa e ir atrás dos seus sonhos. Só sabe quem vive. Sigam a sua felicidade! Sempre! 🦋🙏🏻✨ #omundoeminhasvoltas 📸 @vóarleteseminsta
  • Booooa noite mundo! Passando em pleno domingo porque não aguentei receber esse post e não compartilhar com vcs!! Agradeço muito por atrair pessoas como vc @patyalmeidas na minha vida 🙏🏻✨ Muito obrigada por ser luz e iluminar - como você diz - esse Uni 🌍 tão maravilhoso! Que possamos aos pouquinhos sempre buscar fazer a DIFERENÇA! 💚 #ProjetoViajeComoUmaGarota
.
.
.
#Repost @patyalmeidas ・・・
E só pra fechar o fim de semana de praia, vim mostrar que ando “armada”. Explico: minhas armas são meu amor pela vida e pela nossa casa: nosso planeta! 
Além dos aparatos ecos, copo, canudo e bolsa, usei hoje essa camiseta linda do projeto #viajecomoumagarota da querida amiga @liviazac no seu blog @omundoeminhasvoltas . Que além de trabalhar no empoderamento feminino, trabalha na sustentabilidade e amorosidade ao planeta. Junto com a @respeitacamiseteria, criaram esse blusinha. É feita de pet. Garrafas que poderiam estar nesse marzão lindo estão compondo o “look do dia” 🤣. Cara, é mto fácil que tudo isso passe despercebido. É mto fácil nem ligar. Viver no automático. Mas tb é fácil agir!! A consciência nasce com a vontade de ser melhor e se propaga através do exemplo. E se hoje usamos tanto as redes sociais pra compartilhar nossas vidas, usemos também pra compartilhar o bem! Não tem plano B pro planeta! Só temos esse e ele já está cansado. Todos estamos. Mas é mudando o micro que mudamos o macro. Não sou perfeita e não estamos aqui pra isso, mas cada pequena atitude é um passo na direção certa. E em retribuição parece que o Uni faz um carinho no coração. Não tem nada melhor do que se sentir em harmonia com nossa mãe natureza! #ValeuUni
❤️🍃🌊☀️🌎 #naturelovers #sustentabilidade #menosumlixo  #govegan #canudosecologicos #viagecomoumagarota #thereisnoplanetb #consciência  @omundoeminhasvoltas @mentahbr @menos1lixo @respeitacamiseteria
  • RENOVAMOS ALGUNS TAMANHOS NO ESTOQUE! 💙 Temos 5 PP, 2 P, 6 M, 2 G! Serão as últimas com o material de Poliéster com garrafa pet reciclada pois não estamos mais achando o fornecedor do tecido 😢 MAAAS dependendo da demanda podem surgir algumas novidades por aí! 😎 Outras estampas, outro tecido, novas ideias... Quem sabe... Obrigada lindezas @keyzemilhomem , @julianasilvash e @tieneruena por incentivarem e apoiarem o #ProjetoViajeComoUmaGarota. São vocês que nos motivam a continuar! 🥰
.
.
👉ALÔ GALERA DE CG: O frete é GRÁTIS pra vocês e a venda é feita pelo site www.omundoeminhasvoltas.com/loja (link na bio). 😉
.
.
👉ALÔ BRASIL: Comprando duas ou mais camisetas o frete sai GRATUITO, então da pra juntar com as amigas e encomendar vários juntas. 👯‍♀️
.
.
Obrigada de coração a todos que caminharam com a gente até aqui. Quem quiser adquirir ainda a camiseta e fazer parte do nosso time, corre porque são as últimas unidades MESMO‼️ beijokas e bom findi! 💜
.
.
#omundoeminhasvoltas

Facebook


reserve seu hostel

Encontre sua hospedagem



Booking.com

alugue seu carro

seguro viagem

Esse blog faz parte:

Blog Membro do RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

 

Loja

Mais Lidos

o_mundo_e_minhas_voltas

Roteiro econômico de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen

Oi pessoal! Tudo bem? Vim aqui contar mais detalhes do meu roteiro econômico de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen, e já adianto que a viagem foi MUITO MAIS MARAVILHOSA do que eu imaginava! O primeiro destino foi Cancun, uma cidade que fica na costa do estado de Quintana Roo, no México, em uma península que se tornou […]

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe :)Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Share on Tumblr
Tumblr
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Como analisar a tábua de marés

Oi pessoal! Hoje vim tirar a dúvida de muitos de vocês quando o assunto é tábua de marés. Sempre que alguém vem à Bahia, quer visitar a famosa Praia do Espelho em Trancoso, e encontrar o “Caribe Baiano” em suas águas cristalinas. Acontece, que quase ninguém informa ao turista que é preciso analisar a maré antes […]

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe :)Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Share on Tumblr
Tumblr
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
O_Mundo_e_Minhas_voltas

Casal troca festa de casamento por mochilão em 21 países

Quem nunca sonhou em largar o emprego e viver um período sabático poraí? Muitas vezes nos faltam coragem, ou até mesmo dinheiro… Mas quando tudo é bem planejado a chance de dar certo é muito maior. E como eu amo histórias inspiradoras, vim aqui contar uma pra vocês sobre um casal que trocou a festa […]

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe :)Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Share on Tumblr
Tumblr
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
error: Ooops!