Confesso que nunca fiquei tão tensa para fazer uma mala igual desse mochilão, deve ser pelo fato de escolhermos a companhia Ryanair para viajar dentro da Europa e ela é cheia de exigências com bagagens. Mas, nesse segundo episódio das minhas sagas venho dizer que: EU VENCI! Fiz minha mala com 6,9 kg e estou muito orgulhosa de mim! hahahaha  

Por que ir de low cost?

A Europa é o grande centro das companhias aéreas de baixo custo, as famosas, low cost. São dezenas de companhias mas quem lidera a parada é Ryanair e Easyjet, e como tudo na vida elas também têm o lado bom e ruim. Depois de muita pesquisa e simulações de vôos, decidimos pela low cost tão exclusivamente pelo preço. A diferença é absurda e em tempos de crise estamos agradecendo qualquer economia que consigamos fazer né?! Já que sabemos o ponto positivo em escolher esse tipo de viagem, vamos aos pontos digamos que … Nem tão positivos assim:

  • Bagagem (de mão e despachada): Viaje com o mínimo possível. Para muitas pessoas (como eu) isso parece impossível, mas nada como ter necessidade para se virar nos 30. O limite de peso para mala de mão é de 10 kg  com as dimensões máximas de 55 cm x 40 cm x 20 cm e mais uma mala pequena com as dimensões máximas de 35 x 20 x 20 cm. Atenção: não é uma bolsa, mais uma mochila, mochilão, mala de rodinha… Eles são criteriosos e taxativos ao estipularem DUAS bagagens de mão. Calcule bem, pese a mala antes para evitar pagar pelo excesso de bagagem que é bem salgado.
  • Aeroporto: Estamos acostumados a chegar em um aeroporto central de fácil acesso, mas o conceito low cost é completamente diferente, então não se assuste. Para reduzir o custo das passagens as companhias utilizam de aeroportos secundários longe de grandes centros ou até mesmo em cidades vizinhas, por isso é importante pesquisar a distância antes de comprar qualquer passagem além de ver o meio de locomoção de um local para o outro.
  • Check-in: Não deixe para fazê-lo no aeroporto jamais, pois cobrarão também uma taxa por isso. Faça-o online até 4 horas antes do embarque e fique atento com as mudanças de horários e portões dos voos, muita gente costuma perdê-los é recomendável que chegue com 2 horas e meia de antecedência.
  • Conforto: Pelo preço não da pra esperar muuuita coisa, poltronas não reclináveis e pouco espaço para as pernas são comuns, mas você poderá pagar a mais caso queira mais conforto.
  • Serviço de bordo: Tudo será pago, até um copo d’água. Se organize antes para levar um lanche e se a forme bater no voo esteja preparado com dinheiro trocado ou cartão de crédito.
  • Entretenimento: Não tem jogos, filmes, fones de ouvido ou qualquer outra mordomia que estamos acostumados aqui no Brasil. Por isso, leve seu livro, seu tablet, mp3 e afins…
  • Atendimento dos funcionários: Muitas pessoas reclamam que os funcionários dessas companhias não são lá aquela simpatia e educação, mas acredito que seja porque a maioria dos clientes não estão cientes de TODAS as regrinhas da low cost e aí que acontece alguns constrangimentos.
  • Qualidade dos aviões: São seguros mas são antigos, por isso não estranhe se não for um avião de última geração.

 

Dicas para arrumar a mala

Arrumar foi mais fácil que eu pensei, mas a maior dica é: não pensar que você vai fazer um mochilão de 50 dias! hahaha! Estou indo na primavera para Europa e imagino que não esteja muito frio, vou contar aqui pra vocês os itens da minha minúscula malinha:

Blusas: Estou levando 10 blusas de frio, a maioria são leves as mais pesadas vou vestindo para economizar espaço e peso.

Calças: Uma jeans e duas legging.

Roupas íntimas: Coloquei praticamente todas em um saquinho porque né, são pequenas não ocupam muito espaço e usamos bastante. 😛

Sapatos: Um tênis, uma bota e um chinelo para tomar banho no hostel.

Casacos: Vou viajar vestindo o mais pesado e estou levando uma jaqueta preta e talvez um outro casaco de algodão que esquenta mais. Eu escolhi usar roupas com cores neutras para não marcar muito nas fotos, mas tudo bem já estou conformada que estarei com quase a mesma em todas elas.

Remédios: É preciso receita médica para qualquer tipo de remédio que for levar na viagem. Pode ser que não te peçam mas nunca é demais ter tudo bonitinho.

Líquidos: Todos os líquidos (shampoo, condicionador, perfume, desodorante…) deverão estar dentro de recipientes de 100 ml para embarcar na bagagem de mão. E depois, todos dentro de uma sacola plástica.

 

Essa será a minha primeira viagem pela Ryanair e confesso que estou ansiosa, são tantas regras que a gente fica com receio de não cumprir alguma e ter que pagar algum valor além da passagem. A ideia de quem escolhe esse tipo de viagem é economizar o máximo que conseguir e não ligar para luxo e os mínimos detalhes.

Você já viajou? o que achou? Curtiu? Conte para nós sua experiência!

Booking.com

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe 🙂Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Share on Tumblr
Tumblr
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Livia Zanon
Campo-Grandense de nascimento mas pertencente à este mundão. Se formou em Direito por um acidente de percurso e hoje trabalha como Consultora de Intercâmbio. Apaixonada em compartilhar as experiências, dicas e perrengues de viagens, criou o blog para inspirar as pessoas a caírem no mundo da melhor maneira. Viajar é o que te faz se sentir viva!

Planeje a sua viagem

Prefere casa ou apartamento? Utilize nosso cupom de desconto de R$ 130,00 no Airbnb e tenha uma experiência diferente e mais econômica de hospedagem.

Não esqueça do Seguro Viagem! Faça sua cotação na SegurosPromo para encontrar o seguro que você precisa. Utilize o cupom MINHASVOLTAS5 e ganhe 5% de desconto.

Encontre a sua hospedagem com o nosso parceiro Booking e Hostel em qualquer lugar do mundo através do  Hostelworld.

Precisa alugar um carro? Reserve pela RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil já conectado e com o celular funcionando durante a viagem.  Com o EasySim4u você tem acesso à internet 4G nos Estados Unidos e Canadá e mais de 140 países.

Tags: , , , , , ,

24 comentarios en “#2 arrumando a mala para viajar de low cost”

  1. Fernanda disse:

    Otimas dicas! Super importantes!!

  2. Gabriela disse:

    Boas dicas, Livia! Assim, aparentemente, a gente economiza espaço e peso, mas sem perrengue, sem deixar faltar nada.
    🙂

  3. tikdeviagem disse:

    de todas as desvantagens da low costo, a única que me incomoda é o peso da mala! hahahaha… não gosto desse negócio de pagar de despachar bagagem, não! hhahahahaha

  4. Mesmo com experiência e com muitas coisas em comum, aprendi algumas dicas aqui hoje..
    VAleu!!!1

  5. Luisa Galiza disse:

    Post mais que perfeito!!! Essas suas dicas são super importantes para quem não viajou com empresas low cost. E a da mala então… uma está ligada à outra! Excelente!

  6. Livia, ótimas dicas! Já fiquei 40 dias pela Europa com uma bagagem de mão e ainda doei roupas pelo caminho. Voltei com 5 peças. Dá pra viajar com pouco é só lavar roupa por lá! Rapidinho! hehehe

  7. Julia Salce disse:

    Li, acompanhei esse desafio e fiquei muito orgulhosa de você! Caraca, você foi fera na organização dessa mala – e em não comprar roupas nos lugares que visitou (exatamente por não ter espaço na mala depois rsrsrs).
    Quando fui pra Tailândia, levei pouca roupa também, mas era praia, ficou mais fácil! – até para lavar no chuveiro. No inverno o desafio deve ser BEM maior!
    Parabéns, Li, desapego total!

  8. Nossa lembro da ansiedade da mala rs… adoro posts assim, sou daquelas que levo tudo que não vou usar hahaha,.. suas dicas são super precisas!! Em destino de inverno a mala sempre vai mais pesadinha, você foi uma ninja e sua prática. Adorei as dicas, quando me programar para fazer um mochilão, já sei quem poderá me ajudar hehe.. beijos

  9. Que orgulho! Parabéns. Adoro esse tipo de post super útil. Na próxima viagem tentarei seguir todas as dicas! =)

  10. JORGINHO disse:

    Ótimas dicas e post. Não é fácil colocar tudo em tão pouco, mas com jeitinho e levando obque realmente é necessário fica tranquilo.

  11. Dhebora disse:

    Depois que viajamos leve pela primeira vez não queremos mais saber de outra coisa! rs… quanto a questão da low cost, no fim das contas tem muitos mais prós do que contras.

  12. Adorei as dicas! Principalmente no início do post quando você fala das cias low coast. Vários tópicos ali eu não sabia. Achei incrível você citar isso.
    Parabéns.

  13. Livia Melo disse:

    Nunca viajei de low cost pela Europa, só pela Ásia e EUA. As regras são muito similares e você tem que se virar nos 30 para não pagar extras!! Adorei as dicas da mala, dá um norte para quem quer fazer um mochilão também!!

  14. Nunca precisei fazer esse tipo de mala, mas acho que também vou ficar muito ansiosa quando precisar! Ler seu relato foi ótimo, adorei as suas dicas!

  15. Renata Telles disse:

    adorei as dicas, realmente vale prestar atencao em tudo isso. Uma vez comprei um voo bem barato de Amsterdam a França e me ferrei com a mala! Tive que pagar mais caro do que o proprio voo!!!

  16. Muito boas as dicas! As companhias low cost são imbatíveis no preço, mas deve ser realmente difícil levar tudo numa mala pequena. Parabéns pelo post e obrigado por compartilhar.

  17. raquelalice disse:

    Nunca viajei por Low Cost, será que vale a pena mesmo? Os preços são bem mais baixos? Porque é bem tenso fazer uma malinha (você foi guerreira haha), ficar sem entretenimento durante o voo e sem comidinhas né? haha.

  18. Caroline Rivera disse:

    Caramba, não fazia ideia que isso existia.
    Que dica boa, isso mesmo que você falou, em tempo de crise vale isso mesmo.

    Mas quanta coisa você conseguiu fazer cber nessa mala, que magia.
    Na minha viagem pra europa levei 2 leggins e vestidos e blusas daqueles panos finos… 2 sapatilhas.

    Casacão e botão no pé… aquela penca de remedios… e deu uns 12kg.
    Na volta, quase 32kg hauahuahua, lembrar de nunca trazer uma torre enorme decorativa de paris, uma bíblia em francês hahahahaha. Só fiz compra pesada.

    Parabéns pela arrumação e amei essa dica!

    Beijokas

  19. As dicas foram ótimas. Ser “econômica” ao arrumar a mala é o mais difícil pra mim. Sempre arrumo itens para colocar na mala de última hora.

  20. Daniela Schneider disse:

    Adorei o post!!! As dicas já estão anotadas! Para mim, o mais difícil é viajar com pouco. Mas estou evoluindo! Já consigo até viajar com uma mala só!

  21. RAQUEL REIS disse:

    Realmente, viajar em low cost é uma escolha que tem de ser muito pensada para o “barato não sair caro”. Um exemplo bem comum disso é pagar mais de deslocamento entre os aeroportos e o centro da cidade do que na passagem em si.
    Obrigada pelas dicas!

Deixe uma resposta

autora

Campo-Grandense de nascimento mas pertencente à este mundão. Se formou em Direito por um acidente de percurso e hoje trabalha como Consultora de Intercâmbio. Apaixonada em compartilhar as experiências, dicas e perrengues de viagens, criou o blog para inspirar as pessoas a caírem no mundo da melhor maneira. Viajar é o que te faz se sentir viva!

receba as novidades por e-mail

Instagram

  • Aceitamos migalhas. A maioria de nós somos criados dentro de uma cultura de não acreditar que existem melhores caminhos, melhores opções e melhores escolhas. “Ah, é normal, todo mundo é assim, aceite.” ou então “Ah, é normal, todo emprego é assim, aceite.” O medo de sair da zona de conforto às vezes é tão grande que realmente fica mais fácil aceitar as coisas do jeito que estão, do que procurar novos ares. Cada um com seu jeito particular em tocar a vida, mas o meu, definitivamente nunca foi nem nunca será esse, enquanto eu tiver oportunidade/privilégio em poder mudar, trocar e recomeçar quantas vezes for preciso. Reconheço que não são todos que possuem essas chances de escolha, infelizmente. Também não acho o mundo um lugar justo, com oportunidades iguais para todos. Mas, não me arrependo de todas as tentativas, todos lugares que passei e de todos os relacionamentos que arisquei, pq tudo isso fez eu ser quem eu sou hoje. Descubro a cada dia que existe SIM, melhores pessoas, existe SIM melhores ambientes de trabalho, existe SIM melhores relacionamentos e todas essas descobertas só foram possíveis porque eu ARRISQUEI. Não é fácil ter coragem, mas se você pode tentar novos caminhos, vai! Garanto que irá se surpreender com muitas coisas boas (e ruins também), mas que no final trará uma enorme satisfação e orgulho de si mesmx. 💛 Boa sorte ☘️✨ .
.
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ 🔹Use #OmundoEminhasVoltas para ser destaque nos Stories! 
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ 🔹Blog: www.omundoeminhasvoltas.com
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __
#profissaoaventura #travellife #praia #dicasdeviagem #RBBViagem #revistaviajar #queroviajarmais #revistaqualviagem #trancoso #blogmochilando #goprobr #vocenomundo #viajecomoumagarota #nature #temqueir #saopaulo  #elasviajamsozinhas #vcmochilando #euvounajanela #portoseguro #arraialdajuda #campogrande #Bahia #artrodese #artrodeselombar #caraivando #caraiva
  • Como a vida é louca né?! Você já parou para pensar aonde estava há 1 ano atrás?! Quais momentos estava vivendo?! Quais eram as sua batalhas, dificuldades e conquistas?! Cada dia que passa eu vejo como o tempo está passando rápido demais, e confesso que rola até um desespero em imaginar que daqui 11 dias faço 30 anos! 🙄 Mas, nos últimos balanços e reflexões sobre a vida, venho chegando a conclusão que o que vale é a intensidade que colocamos em tudo que fazemos. E isso posso dizer que faço muito bem - até demais! 😬 Ando mais atenta, prestando atenção nas pessoas ao meu redor, nos ambientes, ideologias, na essência, no caráter e em todos os detalhes que fazem eu me sentir LEVE e permitam ser EU MESMA. Por muito tempo, pela imaturidade e falta de autoconhecimento aceitei pessoas e lugares que não tinham nada a ver comigo, hoje vejo como é bom estar mais próxima do que eu sou, sinto e acredito. A gratidão é enorme e verdadeira com cada aprendizado, e em sentir que hoje estou vivendo a minha melhor versão. 
É só o (re)começo... 💚✨🦋
#omundoeminhasvoltas
  • .
Hoje bati de frente com o mundo
Porque decidi ser feliz
E acho um grande insulto 
não viver por um triz. ✨🌱🍋
| @williamkokubun 
#omundoeminhasvoltas
  • É caótica, barulhenta, com pessoas correndo  atrasadas para seus compromissos e um trânsito louco. Mas também com muitas opções de lazer, com um clima fresquinho e algumas ruas bem arborizadas que ficam mais lindas em dias ensolarados com céu azul. Toda vez que vou à São Paulo, fico olhando a galera indo e vindo e pensando: pra onde será que eles vão? Onde trabalham? Como vivem? Quais são seus planos e sonhos? Será que são felizes? Na real, eu faço isso na maioria dos lugares que estou, mas lá é mais intenso porque é um formigueiro de gente. Gosto de ver tudo em movimento e cheio de VIDA. Gosto de andar pelos bairros e ver mil restaurantes, bares, cafés, supermercados e prédios enormes. Gosto de me perder pelas estações de metrô e ver tanta gente diferente dos “padrões da sociedade” sendo livres. E percebo que a beleza das coisas ao redor, está nos olhos de quem vê. É encontrar nos detalhes um motivo para agradecer mesmo em meio ao caos e correria. Me sinto privilegiada em poder ter morado 3 anos nessa cidade que eu amo, e toda vez que volto, ela causa essas e mais trocentas reflexões em mim. E eu sempre deixo um pedaço de mim, e levo um pouco comigo de todas as pessoas e lugares que passei. Nunca voltamos os mesmos de uma viagem (AINDA BEM!), e é por essas e outras que viajar me faz me sentir TÃO VIVA. Porque no final das contas, se vc olhar com carinho e atenção, vai ver que existe SIM amor em vários cantinhos de SP! ❤️✨ 📸 @chiquityta (thanks fotógrafa! 😘)
#omundoeminhasvoltas

Facebook


reserve seu hostel

Encontre sua hospedagem



Booking.com

alugue seu carro

seguro viagem

Esse blog faz parte:

Blog Membro do RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

 

Loja

Mais Lidos

o_mundo_e_minhas_voltas

Roteiro econômico de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen

Oi pessoal! Tudo bem? Vim aqui contar mais detalhes do meu roteiro econômico de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen, e já adianto que a viagem foi MUITO MAIS MARAVILHOSA do que eu imaginava! O primeiro destino foi Cancun, uma cidade que fica na costa do estado de Quintana Roo, no México, em uma península que se tornou […]

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe :)Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Share on Tumblr
Tumblr
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Como analisar a tábua de marés

Oi pessoal! Hoje vim tirar a dúvida de muitos de vocês quando o assunto é tábua de marés. Sempre que alguém vem à Bahia, quer visitar a famosa Praia do Espelho em Trancoso, e encontrar o “Caribe Baiano” em suas águas cristalinas. Acontece, que quase ninguém informa ao turista que é preciso analisar a maré antes […]

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe :)Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Share on Tumblr
Tumblr
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
O_Mundo_e_Minhas_voltas

Casal troca festa de casamento por mochilão em 21 países

Quem nunca sonhou em largar o emprego e viver um período sabático poraí? Muitas vezes nos faltam coragem, ou até mesmo dinheiro… Mas quando tudo é bem planejado a chance de dar certo é muito maior. E como eu amo histórias inspiradoras, vim aqui contar uma pra vocês sobre um casal que trocou a festa […]

Gostou? Deixe um comentário, compartilhe :)Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Share on Tumblr
Tumblr
0Share on LinkedIn
Linkedin
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
error: Ooops!